Meio Ambiente

PSE leva ações de promoção a saúde para EMEF Manoel Bomfim no Bugio


O Programa Saúde na Escola (PSE), que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracaju, leva ações de promoção a saúde para crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Bomfim no conjunto Bugio. A ação foi realizada na manhã desta quarta-feira, 6, em referência ao Dia Mundial da Saúde, comemorado amanhã, e abordou dois temas com a garotada, prática corporal e prevenção contra o Aedes aegypti. O encontro contou com a participação do Programa Academia da Cidade e Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin).

A referência técnica do PSE, Aline Vieira, destacou que esse tipo de ação é um dos pontos principais da estratégia do Programa de Saúde da Família (PSF). “Este é um trabalho de estímulo a prática de hábitos saudáveis, para a promoção da saúde dos pequeninos. E cuidar deles é cuidar da família também, essas crianças têm um poder de persuasão muito grande, e nós acreditamos que a educação em saúde é fundamental para prevenção de doenças, portanto, nosso maior objetivo é orientá-los”, ressaltou.

clique para ampliarFotos: (Ascom/SMS)
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar

 

Segundo Ilziney Simões, também referência técnica do PSE, o programa segue um cronograma intenso, levando atividades promotoras de educação, saúde e cidadania, para diversas escolas da capital. “Essas sensibilizações objetivam gerar pequenos mobilizadores, que orientam sua comunidade sobre a boa conduta social, além de formar crianças mais saudáveis. Este é o papel do programa, que é intersetorial, envolvendo saúde e educação. Na sensibilização de hoje nosso destaque é com relação às formas de prevenção contra o Aedes aegypti, assunto que nos últimos meses, tem preocupado toda a sociedade”, pontuou.

A responsável por levar atividades recreativas foi a professora do Programa Academia da Cidade, Andréa Evangelista. “Trazer essas atividades para as crianças é fundamental para o desenvolvimento social e psicológico dos pequenos. Auxiliá-los na cooperação, na socialização, além de estimular a prática de exercícios físicos para evitar o sedentarismo, um dos maiores fatores de risco à saúde”, afirmou.

Depois de participarem das atividades físicas na quadra da escola, a garotada assistiu a um vídeo educativo do projeto Curta SUS, sobre o combate ao Aedes aegypti. Todo mundo ouviu atendo às orientações. “Trabalhamos com temáticas que vão desde gravidez na adolescência à sexualidade na terceira idade. Hoje nos propomos a trabalhar essa questão de combate ao mosquito, diante da situação epidemiológica que enfrentamos nos últimos meses. E um fator importante nesse combate é a conscientização da população. Acreditamos que as crianças tenham papel fundamental nesse processo”, falou Chenya Coutinho, referência técnica do Curta SUS.

A coordenadora da escola, Elizabete Sampaio, informou que a maioria dos alunos da comunidade são de renda baixa e seus pais possuem uma rotina que, muitas vezes, dificulta o comparecimento a Unidade de Saúde da Família. “A escola atua na formação da criança em sua integralidade, exigindo da família o cuidado com ela, quando percebemos essa necessidade. Quando temos essas intervenções no âmbito escolar fortalecemos o projeto político pedagógico da instituição na formação de cidadãos saudáveis e conscientes”, disse.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *