Meio Ambiente

Projeto “Construindo uma Jabotiana Saudável” recebe prêmio do Ministério da Saúde


clique para ampliarA assistente social Neire Góis e a enfermeira Irene Alves

O projeto ecológico “Construindo uma Jabotiana Saudável”  foi premiado na IV Mostra: Sua experiência em Destaque, do Ministério da Saúde (MS), por se apresentar como uma inovação na prática da atenção básica. No próximo dia 28, a enfermeira Irene Alves e a assistente social Neire Góis, da Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira, viajam para a cidade de Teresópolis, no Estado do Rio de Janeiro para receber a premiação.

“O Ministério da Saúde reconheceu que nossa experiência é relevante e mostra o diferencial de se trabalhar com intersetorialidade, que o trabalho da unidade vai além do tratamento de doenças, e isso mostra o papel social que temos em nossa localidade. A saúde não pode estar desvinculada dos outros setores como educação e cidadania”, pontuou a enfermeira Irene Alves.

“É muito gratificante ter reconhecimento de um trabalho que desenvolvemos há 14 anos, com um olhar ampliado para o nosso território, vendo a influência do ambiente no dia a dia, buscamos reforçar esse olhar de preservação na comunidade, envolvendo as escolas e a comunidade como um todo”, destacou a assistente social Neire Góis.

O Projeto é uma realização da Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira, no Sol Nascente, que visa despertar na população o estímulo de práticas saudáveis e também despertar a consciência ambiental dos moradores do bairro Jabotiana que é considerada umas as localidades mais verdes de Aracaju. O bairro possui praças e canteiros bem arborizados, além de diversidade natural com presença de manguezais, colinas verdes, trechos de Mata Atlântica, sítios de coqueiros e mangueiras, além de lagoas, brejos, afluentes de rios como Poxim e Pitanga.

De acordo com a enfermeira Irene Alves, o bairro Jabotiana também possui o canal mais limpo da cidade. “Aqui também registramos a maior adesão à coleta seletiva de lixo da capital”, finalizou.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *