Geral

Programas da SMS levam serviços de saúde para moradores do Jardim Centenário


clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliarAline dos Santos tomou as vacinas
clique para ampliarVerificação de Pressão Arterial
clique para ampliarMarcelo dos Santos
clique para ampliarTestes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite
clique para ampliar
clique para ampliar

Por determinação do secretário Luciano Paz, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através dos Programas Redução de Danos (PRD), DST/Aids, Saúde do Homem, Consultório na Rua e da Unidade de Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto, realizou diversos serviços de saúde para cerca de 60 moradores do bairro Jardim Centenário. O objetivo da ação é atrair a população que não procura a unidade de saúde para receber atendimento. Foram realizados 198 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de vacinação de tétano e hepatite, verificação de glicemia e orientações sobre os cuidados com a saúde.

De acordo com o coordenador do Programa Redução de Danos (PRD), Wagner Mendonça, o programa tem incrementado as ofertadas de saúde e levado mais assistência aos moradores através dos parceiros da SMS. “Nós entendemos a dificuldade de ir à unidade, às vezes por conta do horário ou por ter resistência de ir até ela. Quando fazemos uma ação como essa, a gente aproxima as pessoas e traz essas ofertas num local diferenciado, num horário diferenciado e de uma maneira diferenciada. O Consultório na Rua também veio trabalhar com a arte e fazer atividades bem dinâmicas para eles”, informou.

A gerente da Unidade Onésimo Pinto, Jamile Rosa dos Santos, explica que alguns profissionais da unidade participaram da ação. “A equipe da unidade e a apoiadora da região também participaram. Essas pessoas não são um público que procuram à unidade de saúde e essa é uma forma de abrir às portas para procurar os nossos serviços dentro da unidade. Com a parceria com outros programas fica mais fácil de atrair essas pessoas”, afirmou.

Aprovação da População

Marcelo dos Santos é morador do bairro e aprovou a iniciativa da SMS. “Eu achei essa ação muito importante, pois já tem mais de vinte anos que não procuro um médico, parece até mentira, mas eu estava muito descuidado com a saúde. Eu fui convidado pela unidade de saúde e não me arrependi de ter vindo. Essa atividade serviu para me alertar e me cuidar. Realizei todos os serviços que eles ofereceram e saio daqui com a consciência tranquila”, destacou.

“Eu vendo churrasquinho aqui na praça do bairro e conheço várias pessoas, então ajudei os profissionais a chamar as pessoas e convidar para participar da ação. Eles fazem um trabalho importante, pois essas pessoas precisam dos serviços que foram ofertados e o cuidado com a saúde é muito importante”, disse Antônio Ricardo, conhecido pela população como “Bala”.

Aline dos Santos Domingos afirma que os profissionais orientam exatamente as pessoas estão com maiores riscos à saúde. “Muitas pessoas aqui fumam e eles orientam que não é bom compartilhar com os outros, pois pode transmitir doença. Eu aproveitei para cuidar da minha saúde e tirei algumas dúvidas que eu tinha com esses profissionais. Por isso eu gostei muito dessas atividades, principalmente das vacinas, pois estava com muitas atrasadas”, informou.