Coluna Aqui & Acolá

Profissionais da SMS participam de videoconferência promovida pelo Ministério da Saúde


clique para ampliarclique para ampliar

Na tarde de sexta-feira, 22, os profissionais da SMS que fazem parte da Vigilância Epidemiológica e que estão atuando na Comissão de Monitoramento dos Casos de Microcefalia, participaram de uma videoconferência que é promovida pelo Ministério da Saúde, através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs). O objetivo é atualizar os profissionais das redes municipais e estaduais em tempo real, em todo o país, sobre as informações relacionadas à Microcefalia.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Raulinna Gomes, essa aula a distância acontece semanalmente ou quinzenalmente, a depender da urgência ou necessidade de atualização. “Eles trazem informações novas em relação aos protocolos para nortear os profissionais dos estados e municípios. Em Aracaju, estão participando dessas reuniões virtuais as equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Diretoria de Atenção à Saúde, como a Rede de Atenção Primaria, além da Rede de Atenção Especializada. Todos precisam estar nesses momentos para que, em conjunto, possamos entender as informações que estão sendo passadas”, informa.

De acordo com Samara Prata, integrante da Comissão de Monitoramento dos Casos de Microcefalia, essa conferência acontece ao mesmo tempo em todo o Brasil e os profissionais acompanham em tempo real. “Essas informações são importantes para que a gente se atualize quando ocorrer alguma mudança e também para entender melhor como acrescentar essas novas informações no sistema de notificações. Outro fato importante é que facilita nosso trabalho no acompanhamento dos casos de Microcefalia em nossa capital”, destaca.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.