Reportagem

Professor Universitário é gravado em declarações supostamente preconceituosas


Sexta-feira, 24 de agosto de 2018

reportagem, Lúcio M. Milanez

 

Um vídeo que circula pela internet com a voz de do professor Fabiano Zica, da faculdade UNA da cidade de Contagem-MG com declarações de cunho duvidoso, como mostrado no vídeo do post.

No áudio dá para ouvir o professor dizendo:

“Não haveria escravidão se o negro não consentisse com ela, nunca teve nada a ver com cor”.

“Deus deu um castigo às feministas […] coloca ’feminista’ no Google e vê lá que ’muiezada’ horrorosa”.

“Mulher não tem que se empoderar, o maior poder que a mulher tem é de gerar a vida”.

“O feminismo não faz o menor sentido porque a mulher é de fato diferente do homem”.

“O feminismo que busca espaço pra mulher na sociedade…gente, a razão é muito simples, a mulher tem menos disponibilidade”.

“Porque a mulher ganha menos no mercado de trabalho?! Porque ela tem menos disponibilidade”.

“’A, isso é culpa da sociedade patriarcal que faz a mulher cuidar dos seus filhos!’ Isso é característica”.

“O mercado de trabalho valoriza características masculinas, homem não é ’mimimi’ […], mulher é ’mimimi’”.

“A mulher ’mimimi’ não vai atingir cargos de gestão”.

“O homem homossexual ’mimimi’ também não vai atingir cargos de gestão”.

“Porque o homem homossexual acaba atingindo grandes cargos? Porque ele tem disponibilidade, o heteressexual vai ter família, vai ter filhos, isso tira disponibilidade, isso empobrece”.

“Eu queria que alguém tivesse a ousadia de fazer a marcha dos ’gente’ […] dia da consciência humana”.

“Feminicídio é um negócio absolutamente preconceituoso”.

“O Brasil só prende 0,5% dos assassinatos, matar alguém vale a pena, pode matar alguém que a chance de ser preso é mínima”.

O outro lado

Entramos em contato com o professor, e embora ele não respondeu nossas perguntas, enviou capturas de tela, fotos e vídeos com alunos apoiando e defendendo o mesmo.

A UNA de Contagem e o Professor Fabiano Zica lançaram notas, leia na íntegra:

Nota da UNA

“A Una não tolera qualquer tipo de discriminação em suas instalações e trabalha, diariamente, pela construção de espaços inclusivos e respeitosos para todas as pessoas. Apoiamos e nos orgulhamos de toda a diversidade que a Universidade abraça que, por sinal, se configura uma de suas principais características. Desta forma, vamos avaliar e apurar as denúncias recebidas e adotar as medidas cabíveis”

Nota do Professor:

“Belo Horizonte, 23 de agosto de 2018 –

Em respeito a todos os alunos e ex-alunos para os quais ministrei e ministro aulas nos meus 7 anos de vida acadêmica, gostaria de esclarecer um fato que chegou a mim na manhã do dia 22 de agosto de 2018.

Na data supracitada, recebi o contato da diretoria da UNA Contagem informando-me sobre o desconforto de um estudante em relação à aula de Filosofia que ministrei na noite do dia 21 de agosto sobre o tema “Preconceito”.

Na aula ministrada, para explicar o contexto do conceito do Pré-conceito para e deixar claro que ele se constitui uma opinião errônea que é aceita passivamente sem passar pelo crivo do raciocínio ou da razão (conceito do filósofo Norberto Bobbio), citei hipóteses sobre julgamentos comumente usados em nossa cultura.

Ministrei uma aula de 1h30 discorrendo sobre o tema, que é bastante importante para os profissionais de qualquer área nos dias atuais. Sei que é um tema delicado e que trata do comportamento humano, sendo passível de entendimento errôneo, motivo pelo qual venho me posicionar.

1 – Esta aula de 90 minutos foi resumida por um estudante em 14 frases que, para serem pronunciadas não tomam mais que 2 minutos e que, se olhadas em separado, causam desconforto até a mim mesmo.

2 – Estas frases soltas e tiradas do contexto não refletem a minha opinião como ser humano e muito menos como professor.

3 – As frases citadas foram ditas dentro do contexto de hipóteses usadas para justificar como o preconceito é muitas vezes verbalizado e não como ponto de vista próprio.

Em 7 anos de academia nunca tive um problema de nenhuma ordem nem junto aos estudantes, colegas de trabalho ou direção das escolas por onde passei. Já ministrei aulas outras vezes com este mesmo tema e sempre recebi como feedback o que ouvi ontem de alunos que permaneceram todo o tempo na sala e disseram ter sido esta uma ótima aula.

Ressalto que minha paixão por ensinar e minha missão por compartilhar conhecimentos já foi reconhecida neste tempo pelos próprios estudantes (que em algum momento vivenciaram uma aula como a de ontem) o que resultou no meu nome indicado como paraninfo por várias vezes e como professor homenageado pelo menos outras 10 vezes. Agradeço as inúmeras manifestações de apoio que tenho recebido.

Por fim, reitero o que disse ao fim da aula da qual foram pinçadas as frases (e que quem estava em sala de aula escutou) – antes de ter um pré- conceito dedique-se a ter um conceito. Convido a quem quiser me conhecer, me conheça antes de ter em relação a mim um pré-conceito

Atenciosamente,

Professor Fabiano Zica”