Educação

Professor quer população orientada sobre saúde



Iran Barbosa solicita medidas preventivas de Saúde e orientações para a população

​ Com a volta às aulas na Rede Municipal de ensino, Iran sugeriu uma ação conjunta entre SMS e a Semed​ Com a volta às aulas na Rede Municipal de ensino, Iran sugeriu uma ação conjunta entre SMS e a SemedDiante do surto de Conjuntivite que tem se espalhado entre os aracajuanos, o vereador Iran Barbosa (PT) sugeriu à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que adote ações de prevenção, de controle e de orientação pública para combater a proliferação da doença.

Ao utilizar a tribuna do Parlamento Municipal, nesta quinta-feira, 19, o vereador anunciou que está apresentando Indicações para que medidas voltadas para a Saúde Pública sejam adotadas.

Conjuntivite

“Sugiro à Secretaria de Saúde que implemente medidas preventivas na tentativa de diminuir os surtos da conjuntivite, bem como o seu contágio. Podem ser realizadas, por exemplo, campanhas educativas por meio de orientação à população, para que adote comportamentos que contribuam para a mitigação desse mal que pode ter origem virótica ou bacteriana”, recomendou.

Combate aos Caramujos

Iran também chamou a atenção para o fato de que há registros de crescimento da população de caramujos em Aracaju, outra realidade que exige ações urgentes por parte da Secretaria de Saúde.

“É importante que a população tenha conhecimento das medidas que podem ajudar a combater e a prevenir a esquistossomose, que é uma doença infecciosa causada por um parasita que faz do homem seu hospedeiro definitivo e depende de um hospedeiro intermediário, os caramujos de água doce, para evoluir”, disse Iran.

“Sendo assim, defendo a realização de medidas preventivas, sanadoras e educativas por acreditar que esta última é uma ferramenta de utilidade pública em saúde. Para isso, estou apresentando Indicações dirigidas à Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou o vereador Iran.

Saúde e Educação

Ainda durante o seu discurso, o vereador Iran defendeu a realização de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Ao explicar no que consistiria a ação conjunta, o parlamentar disse que “com o retorno das aulas na Rede Municipal de ensino, faz-se necessária a implementação de uma política de acompanhamento da saúde do escolar a ser desenvolvida a partir da realização de exames preventivos e/ou diagnósticos na busca da avaliação da acuidade visual dos estudantes, da existência de verminoses, diabetes ou hipertensão precoces ou de quaisquer outros fatores que possam fragilizar a saúde dos estudantes das escolas municipais. Sabemos que a boa condição de Saúde é fator indispensável para o sucesso da aprendizagem”, disse.

Iran Barbosa acrescentou que “a escola é um ambiente propício para o encontro da educação e da saúde, envolvendo a comunidade escolar e os moradores locais, ajudando na qualidade de vida, nas condições de aprendizado e na construção da cidadania”.

ESCRITO POR VALESCA MONTALVÃO | FOTO: WALTER MARTINS