Vale o que está escrito

Prefeito e sua turma manobram para atender interesses dos tubarões da construção civil e o que eles vão ganhar com isso? Porque o povo levará fumo


  • INTERESSESCircula nos bastidores que o prefeito Airton Martins (Barra dos Coqueiros), PMDB,  orientou seus subalternos a convencerem a população, para mudar o gabarito das construções, liberando o número de andares dos prédios, atendendo aos interesses dos tubarões da construção civil, que especulam, ganham rios de dinheiro e o povo leva fumo.
ClaudioBREJO GRANDE Com o objetivo de melhorar o sistema de esgotamento do município, a Prefeitura de Brejo Grande, através da secretaria municipal de Obras, fez e vem fazendo uma série de benefícios em vários pontos da cidade e também nos povoados que fazem parte da comunidade. A ação tem por objetivo melhorar a drenagem de ruas e vielas, e também dar mais qualidade de vida à população, através do saneamento básico, evitando assim a proliferação de doenças que podem ser adquiridas pela falta do sistema sanitário.

TAREFAS

 Os serviços executados pela secretaria municipal de Obras de Brejo Grande correspondem à limpeza de forças e cisternas, construção de dutos de passagem e bueiros. Desde 2012, que a equipe da secretaria age tanto na cidade, como em comunidades da zona rural. “Estamos fazendo um trabalho que há muito tempo não é feito. Melhoramos consideravelmente nesses últimos dois anos o sistema de drenagem de várias ruas e construímos dutos de passagem em concreto armado, melhorando assim o escoamento do esgoto de moradias rurais com mais eficiência e estrutura”, destaca a prefeita, Fernanda Machado.

ROSÁRIO

Os trabalhos do 1º semestre de 2015 na Câmara de Vereadores de Rosário Catete terminaram

recentemente. Apesar da euforia de alguns parlamentares, a concordância reinou durante os primeiros seis meses do ano, tudo com o único objetivo de favorecer a população local. Na última sessão, ganhou destaque o pronunciamento do vereador suplente Everton Oliveira (PT), que afirmou como incerta sua volta à Casa para o mês de agosto, quando os trabalhos são retomados.

INCERTO

 Em tom de despedida, o vereador Everton Oliveira e agradeceu aos legisladores pela parceria. Segundo Everton, por estar na condição de suplente, a sua volta para o segundo turno poderá não acontecer. Ele afirmou que, caso isso não ocorrfa pretende apresentar alguns projetos para serem implementados no município.

SEM FESTA

O vereador da oposição Delson Leão reclamou da situação da cidade de Rosário do Catete passar o mês de junho em “branco”, já que não foi realizada nenhuma festividade em comemoração ao São João no período. Também falou que cobrou da secretária de Assistência Social o pagamento do Programa de Inclusão Social (PIS) e que a mesma tinha informado que o pagamento iria ser feito no dia seguinte à sessão. O parlamentar faz parte da comissão que fiscaliza o programa.

NOVOS MUNICÍPIOS

 Por 57 votos a 9, o Plenário aprovou, na última Projeto de Lei do Senado (PLS) 199/2015, que regula a criação, incorporação, fusão e desmembramento de Municípios. Senadores favoráveis ao projeto alegaram que a proposta não libera, mas apenas organiza a criação de novos Municípios. Este é um assunto importante visto que a realidade do Sul e Sudeste é diferente da de outras regiões, que muitas vezes concentram distritos localizados a centenas de quilômetros da sede dos Municípios, sem a oferta de qualquer serviço público. Mas muitos senadores alegaram que o projeto é inadequado diante da atual situação financeira do país.

REPASSE DO FPE

 Os deputados federais aprovaram quatro PECs. Uma delas aumenta o repasse ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) de 21,5% para 22,5%. Também foi aprovada a proposta de emenda constitucional que altera o critério de rateio da cota-parte do ICMS em 25% dos Municípios. Outras duas propostas aceitas pelo colegiado foram as que prorrogam até 2030 o prazo para aplicação de recursos para irrigação nas regiões Centro-Oeste e Nordeste e a que torna permanente o instrumento de financiamento da Educação Básica pública (Fundeb)

  EXPORTAÇÃO

 Desde abril deste ano, o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Barra dos Coqueiros, recebe carregamentos de soja provenientes da Bahia e que são exportadas até para a Rússia.

PSOL 2016

 O professor Luís Alberto, presidente do diretório municipal do PSOL de São Cristóvão, se desdobra para organizar o partido e disputar as eleições municipais. Aposta que a sigla terá representante na Câmara Municipal.

  PREFEITO DO PSOL

 Luís Alberto não afasta a hipótese do PSOL eleger o futuro prefeito de São Cristóvão. Ele acredita na vontade de mudanças da população, que vem sofrendo há mais de dez anos com os desmandos dos prefeitos e a última porrada foi a renúncia de Rivanda Farias Batalha, depois de denunciada de exigir 10% das empresas que ganhavam as licitações do município. Só recebia a fatura quem primeiro depositasse os 10% da doutora Rivanda Batalha.

 CAJAÍBA

 O Prefeito de Itabaiana, Sergipe, BraSil , (Valmir dos Santos Costa (Valmir de Francisquinho) , convida toda a população Itabaianense para mais uma obra a ser entregue. É nesta Sexta-feira, (31) às 16hs. Ela, a através da Secretaria de Saúde, entregará a reforma do posto de saúde do Povoado Cajaiba. A sua presença é fundamental. Participe!

LÂMPADA

 Em Barra dos Coqueiros, tem assessor para ser avisado que uma lâmpada queimou. Vejam vocês como este país tem tanto dinheiro nos cofres públicos. E quando a gente recebe uma informação desta entra em curto circuito e deve ter cuidado para o choque não ser anafilático. A corrente é muito forte e as vistas escurecem, iguais as ruas sem iluminação, mas se cobra a TIP ou CIP. Não importa a nomenclatura, porque a grana sai do bolso do contribuinte de qualquer jeito. Afinal, o dinheiro é a grande energia que move parte dos administradores públicos. Os gestores públicos estão acesos, ligados e com correntes de milhares de volts.

FÓRUM

 E da Barra recebo este informe do Xará Cláudio, também conhecido por Cláudio Caducha, vice-prefeito de Barra dos Coqueiros. Vamos lá: “Participei ontem a noite da segunda Audiência Pública, convocada pela prefeitura para discutir mobilidade urbana e infra – estrutura. Tive a honra da companhia dos integrantes do Fórum do Plano Diretor da Grande Aracaju, do qual sou fundador e membro e de algumas lideranças comunitárias que participaram do nosso seminário de Mobilidade Urbana em 2013. No debate ,mantive minha proposta da discutir apenas o terceiro tema que era a nomeação dos bairros e renomeação das ruas complementando com outros temas ligados ao transporte público. Na minha fala reafirmei a necessidade de deixar os temas da modificação dos gabaritos e a abertura de avenida na estrada o Barril para a revisão do Plano Diretor, já que a população não fora chamada para discutir isso naquele espaço. Por outro lado, fiquei bastante preocupado com a tentativa de impedir a fala do José Firmo, do Fórum do Plano Diretor da Grande Aracaju, alegando que ele não era morador da Barra dos Coqueiros e o regimento feito pela Prefeitura assim o impedia de se manifestar. Fiquei surpreso que ninguém da mesa conhecia a RESOLUÇÃO Nº 25 do Conselho das Cidades, que no seu Art. 8º inciso IV obriga o poder público a garantir a presença de todos os cidadãos e cidadãs, independente de comprovação de residência ou qualquer outra condição ou que mesmo levasse em conta que o Fórum é uma entidade que tem como abrangência a grande Aracaju. Espero que na próxima não precisemos passar por esse constrangimento. Também espero que a administração reavalie os seus encaminhamentos quanto à pauta de discussão, pois se continuar como está, com certeza, suas decisões serão anuladas pelos órgãos de controle.

INTERESSES

Circula nos bastidores que o prefeito Airton Martins (Barra dos Coqueiros), PMDB,  orientou seus subalternos a convencerem a população, para mudar o gabarito das construções, liberando o número de andares dos prédios, atendendo aos interesses dos tubarões da construção civil, que especulam, ganham rios de dinheiro e o povo leva fumo.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.