Vale o que está escrito

População de Laranjeiras vive à mercê dos bandidos


Vale o que está escrito

ClaudioMessias3

Por Cláudio Messias

Insegurança em Laranjeiras faz com

que moradores interditem avenida

 

Moradores de Laranjeiras exigem providências das autoridades, para combater a violência, que cresce no município. Assaltos, arrombamentos e outros crimes deixam as comunidades apavoradas.

Recentemente, eles interditaram ruas e avenidas, fechando um trecho da BR-101, que dá acesso à cidade histórica, como forma de protesto.

Galhos de árvore queimados e outros objetos foram usados, para que a população dissesse que não suporta mais a falta de iluminação, que facilita os assaltos, principalmente próximo do viaduto, na altura do KM 82 da BR-101.

Maria Ilda da Silva diz que o pedaço está perigoso. Está feia a coisa e isso é em Laranjeiras toda.

O assassinato de um tirador de coco revoltou mais o povo, que pede policiamento ostensivo.

O auxiliar administrativo Luciano Calixto lembra do crime contra o idoso, embaixo do viaduto, porque não tem  iluminação e nem segurança.

Valdemira dos Santos diz que um pai de família saiu para trabalhar e chegou dentro do caixão. Ele tinha 60 anos de idade, sofria de diabetes, era hipertenso.

Saiu e não retornou para sua família. Esse viaduto está demais. Foi onde tiraram a vida dele com dois tiros, porque não tem iluminação e nem policiamento na cidade, denuncia.

 

1

Posto

Moradores do bairro 18 do Fortes, em Aracaju, denunciam que onde funcionava o posto de saúde (Unidade de Saúde Abdias Bezerra)  agora é ponto de distribuição de drogas e para usuários. O posto foi transferido para outra rua, o prédio foi restaurado, mas abandonado  e agora serve de banheiro público e para drogados e quem quiser dormir. Serve para tudo que é ruim. A Prefeitura de Aracaju diz que vai reformar, mais uma vez, o imóvel, que será usado pela Guarda Municipal.

 

2

Ponto Novo

Assaltos à luz do dia, está fazendo com que os moradores do Ponto Novo, em Aracaju, mudem a sua rotina de vida. Eles dizem que estão vivendo no toque de recolher e a qualquer hora. Os ladrões não escolhem o horário para agir.

 

3

Fechamento

Ariosvaldo garante que, depois que desativaram o posto da Polícia Militar, no Conjunto Médici, a situação piorou por completo no Ponto Novo. A sociedade vem sofrendo com a insegurança e no Conjunto Médici e no Ponto Novo sofre mais ainda, porque o PAC foi desativado há mais de um ano. Quem tem comércio, como eu, é mais visado pelos ladrões. Muitas das vezes o cliente está na porta com o celular e os caras passam de carro ou moto, param e assaltam. Infelizmente, não podemos pagar segurança particular, para dar paz. Estamos à mercê dos marginais, relata Ariosvaldo.

 

4

Calamidade

Jocelino é outro sofredor do Ponto Novo garante que o medo e sensação de insegurança são para todos. Nosso bairro está em estado de  calamidade. Sofremos com a falta de policiais, para fazer ronda. Nossos filhos e netos não podem mais ficar na porta, porque os ladrões levam tudo. Já fizeram um arrastão e levaram tudo. Sei que as autoridades trabalham, mas é preciso ser mais firme, para combater a criminalidade. Acabou aquele hábito de ficar na porta de casa, batendo papo com o vizinho. Antigamente, era bom demais e hoje não podemos conversar com os vizinhos nos bairros Médici e Ponto Novo e adjacências, relembra Jocelino.

 

5

Escuridão

Nas Ruas Senhor dos Passos e Oliveira Barros no não há pavimentação e iluminação pública, prejudicando o trabalho da Polícia no Ponto Novo. Ronaldo diz que a insegurança e escuridão se juntam a outros problemas graves, como falta de saneamento básico. Não tem uma rede de esgoto eficiente. Nós pagamos caro e não tem para onde água escorrer. Teve uma chuva aqui que a água ficou acumulada com mais de dois metros de altura, porque não tinha para onde escorrer. O pessoal teve que abandonar a casa. Não há saneamento básico e o prejuízo é todos, assegura Ronaldo.

 

 

6

Campo do Brito

Prefeito Léo Rocha autoriza licitação para calçamento de ruas na cidade.

“Um Novo Tempo se constrói com ações e medidas que atendam aos anseios da população”, disse o prefeito Léo Rocha quando da assinatura da autorização para a publicação do processo licitatório para o calçamento de ruas e avenidas em Campo do Brito. A obra é fruto de uma emenda do deputado federal Valares Filho, na ordem de 840 mil reais. “Somos muito gratos pelo apoio e atenção dedicados pelo deputado federal Valadares Filho e pelo senador Valadares. Com estes recursos serão calçadas as seguintes ruas: Pedro Francisco de Jesus (Ceilão até as Cruizinhas); Maria Soares da Silveira (perto do Guilherme Campos); Travessa Maria Soares da Silveira; Francisco José da Silva (conhecida como Zé de França); Martins Erasmo dos Santos (perto da garagem da prefeitura); e complemento da Rua José Bonifácio.

 

7

Capela

A Empresa Vale ainda não adquiriu o terreno para a construção da usina de exploração do minério carnalita, motivo que tem gerado disputa entre os municípios de Capela e Japaratuba. E esse é um dos motivos que faz o prefeito de Capela, Ezequiel Leite, acreditar que a empresa pode mudar sem muitos problemas seu projeto técnico. O atual indica a construção em Japaratuba, numa área situada há apenas dez metros da divisa com Capela, esse último sendo possuidor de 80% do minério. Ezequiel Leite anunciou que a prefeitura de Capela se compromete a fazer a doação de um terreno à Empresa Vale, para que ele possa construir a sede da usina.

 

8

Canindé

O Prefeito da cidade de Canindé de São Francisco Heleno Silve fez a entrega dos primeiros cartões do Programa Social Bolsa Canindé. As famílias que estão cadastradas e recebem o valor de R$ 200,00 mensais, vão agora poder ir às agencias da Caixa Econômica existente na sede e nos povoados Capim Grosso e Curituba, acabando de vez com as enormes filas que existiam no passado.

 

9

Lagarto

Prefeitura e Caixa entregam as casas dos residenciais João Nogueira e Júlia Nogueira. O novo empreendimento beneficiará mais de 2 mil pessoas, formando o maior residencial popular do município de Lagarto. São 544 casas do programa “Minha Casa Minha Vida”, que compõem os residenciais João Nogueira e Júlia Nogueira, localizados no bairro Ademar de Carvalho, no centro da cidade. Diversos encontros foram realizados com os beneficiários para explicar o projeto. O suporte técnico dos contemplados com as casas foi acompanhado de perto pela equipe da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest), que acelerou o andamento das obras no município.

 

10

Carmópolis

Representantes do comércio de Carmópolis se reuniram com agentes da Polícia Militar a fim de estabelecer parâmetros de segurança pública no município. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O Capitão Jorge Cirilo presidiu a mesa ao lado do Secretário Adjunto de Agricultura, Indústria e Comércio, Cézar Monte Alegre. Segundo o Secretário Cezar Monte Alegre, a parceria entre a Prefeitura, comerciantes e Polícia Civil e Militar é muito importante. “Temos que intensificar essa comunicação e estreitar laços”, afirma. O Dirigente da CDL, João Lima, ressaltou a importância da participação dos demais comerciantes. “Nós comerciantes precisamos de união e participação, não podemos ficar de braços cruzados e esperar as coisas acontecerem”.

 

11

Maracaju

Moradores do Loteamento Maracaju II, bairro Cidade Nova, zona norte de Aracaju, denunciam que há dois anos tem ruas intransitáveis. Dona Valéria, que tem a filha Crislayne,10 anos, cadeirante, sofre para subir na ladeira, que chega no ponto de ônibus. Ela já foi ao Ministério Público, que determinou que a rua fosse pavimentada. Eles não fizeram nada na rua. Ficam só enganando os moradores e eu sofro com minha filha, porque a cadeira engancha e eu tenho problema de coluna, lastima. Acrescenta que quando chove não pode sair de casa, porque atola.

 

12

Pulmão

Viviane tem uma filha portadora de uma doença pulmonar crônica e por conta da poeira no Maracaju II tem que está sempre sendo medicada.

 

13

Assaltos

José dos Santos diz que chega na madrugada e só Jesus lhe protege, porque não tem policiamento e sim muito mato e buracos nas ruas, o que impede até os carros da política trafegarem no Maracaju II e na rua C, por exemplo, não tem saída. Eles deveriam olhar mais para nós. Um carro que desce tem que subir pelo mesmo lado,porque não tem acesso. Outro dia, três bandidos entraram aqui e a polícia não conseguiu chegar, mesmo com um carro de tração. Além dos buracos, as calçadas são irregulares no Maracaju II.

 

14

Madre

Coitada da Madre Paulina. Foi uma santa e os diabinhos colocam seu nome em loteamentos e outros locais, que são abandonados e mais parecem casa de satanás, como é o caso do Loteamento Madre Paulina, em São Cristóvão. As ruas são intransitáveis e por isso o lixo se acumula. Uma moradora diz que já existiu coleta por lá. O calçamento foi realizado pela metade.

 

15

Ladeira

Samir mora numa ladeira e quando chove a lama desce toda. Onde eu mora, são cerca de 40 famílias com muitos idosos, que ficam impossibilitados de transitar, diz Samir.

 

16

Lâmpada

Embora a prefeita Rivanda Farias tenha aumentado em 430% a taxa de iluminação, faltam lâmpadas no Madre Paulina. Uma moradora acha muito estranho que a prefeitura não tenha verba para colocar uma lâmpada sequer.

 

17

Criterioso

Acho que o que a gente está sentindo não deve deixar para ninguém. Essa comunidade existe e tem gente morando. Nós pedimos um olhar mais criterioso para o Madre Paulina, reivindica um morador sem muitas esperanças de que Rivanda enxergue mais alguma coisa.

 

18

Valadares

Moradores do conjunto Governador Valadares, no bairro Santa Maria, em Aracaju, estão revoltados com as obras inacabadas. José Cícero Santos diz que quando chove é terrível, com os bueiros quebrados e entupidos e as calçadas ficaram pela metade e tem muito mato. A lama desce do morro e as ruas ficam alagadas. As obras foram inauguradas, sem terminar. Cobramos da empresa Heca  e ela não terminou o que foi iniciado. Quando a gente compra uma mercadoria e dá defeito, temos direito a troca. Por que essa obra dada como terminada há quase um ano, não foi concluída? Os vereadores não fiscalizam e a gente não se cansa de cobrar, diz Cícero.

 

19

Inundação

O pequeno comerciante Rubens Santos diz que tem um pequeno comércioe numa das chuvas foram tiradas sete caçambas de barro na sua porta. Uma coisa incrível aqui no conjunto Valadares. Os bueiros estão entupidos, as calçadas estão quebradas e os moradores ainda ajudam a piorar, colocando lixo nas ruas. Fica muito difícil, conta Rubens.

 

20

Escurinho

A insegurança é total no Conjunto Valadares, principalmente pela falta de iluminação pública. José Cícero Santos garante que as ruas não têm iluminação. Alguns locais que é um escuro, que não tenho nem coragem de passar à noite. Pedimos que iluminem, porque a falta de policiamento é grande e queremos viver com mais segurança, diz. Enquanto isso, a Emurb diz que concluirá as obras  de saneamento até o final deste ano.

 

21

Calçamento

Quem mora no entorno da Praça João Pessoa, em Itabaiana, quer saber a razão do calçamento ter sido paralisado. As obras foram iniciadas em 18 de junho de 2013, para conclusão em 15 de novembro de 2013. Cascalhos na calçada, atrapalha o trânsito de pedestres, indignando as pessoas. O investimento é deR$ 507.209,76. O piso foi colocado errado, justamente porque os assessores do prefeito Valmir de Francisquinho não acompanharam a obra.

 

22

Sem custo

Para se defender, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho diz que a empresa responsável pela reforma da Praça João Pessoa colocou material diferente. O piso era de péssima qualidade e nós exigimos o que estava na planilha, conforme a licitação, mas não houve nenhum prejuízo financeiro para o município, diz seu Valmir.

 

23

Intoxicação

Rosana Barreto, gerente da Vigilância Sanitária Estadual, adverte que não dá para comer em qualquer lugar e tem que ficar bem atento as condições de higiene do local, como instalações e vestimenta do manipulador, se ele está com roupa limpa e clara e não está com adorno e se as mercadoria foram bem acondicionadas, para evitar intoxicação.

 

24

Residências

Rosana Barreto adverte as donas de casa que devem ter cuidado, principalmente no verão, com saladas e alimentos que sobram, que devem ser guardados logo na geladeira. Não pode misturar comida quente com outra fria e não deve tirar do congelador e colocar logo no meio ambiente, tem que deixar em outro local da geladeira.

 

25

Seca

O agricultor tem mais uma ‘arma’ de combate à seca que atinge diversos municípios sergipanos. O Governo de Sergipe, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entregou caminhões-pipa a 29 municípios sergipanos. Um investimento correspondente a R$ 7.801.414,00. A solenidade de entrega contou com a presença do governador Jackson Barreto, de secretários estaduais e prefeitos.

 

26

Beneficiados

A iniciativa integra-se também ao conjunto de ações planejadas pelo Governo Federal para combater os efeitos da seca. 29 municípios receberam os caminhões-pipa. Os municípios foram definidos por terem Decreto de Emergência em abril de 2013: São Domingos, Cumbe, Canhoba, Cedro de São João, Laranjeiras, Poço Redondo, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Tomar do Geru, Poço Verde, Ribeirópolis, Arauá, Capela, Canindé de São Francisco, São Miguel do Aleixo, Pedra Mole, Nossa Senhora de Lourdes, Pinhão, Lagarto, Simão Dias, Nossa Senhora das Dores, Riachão do Dantas, Feira Nova, Macambira, Aquidabã, Propriá, Telha, Amparo de São Francisco.

 

27

Contas

Os gestores de estados, municípios e do Distrito Federal já podem enviar ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a prestação de contas, referente a 2013, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O envio dessas informações deve ser feito através do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (~SiGPC/Contas Online), que está disponível no portal do FNDE (www.fnde.gov.br). Os gestores que descumprirem o prazo podem ser impedidos de receber os recursos dos programas. As contas serão analisadas por conselheiros de controle social, que terão até o dia 14 de julho para fazer o registro de aprovação ou não das contas no ~SiGPC.

 

28

Escolar

Programa Nacional de Alimentação Escolar é também conhecido como Merenda Escolar. Este programa consiste na transferência de recursos financeiros do Governo Federal, em caráter suplementar, aos estados, Distrito Federal e municípios, para garantir uma alimentação saudável para alunos de instituições públicas e filantrópicas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Indígena. Os prefeitos têm que ficar atentos, para não errarem na contabilidade, porque poderão responder a processos administrativos.

 

29

Transporte

É bom que os administradores públicos municipais aprendam bem a gerencia o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar. Este programa consiste na transferência automática de recursos financeiros, aos estados e municípios para custear despesas com a manutenção de veículos escolares e para a contratação de serviços terceirizados de transporte escolar.

 


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *