Saúde

Poliomielite: três municípios estão com baixa cobertura de vacinação


Toda criança até cinco anos dever ser vacinada (Foto: Ascom/SES)

Três municípios sergipanos estão com cobertura vacinal abaixo de 50% em métodos preventivos contra paralisia infantil [poliomielite]. Em Sergipe, a cobertura vacinal também é baixa, entre 70% a 75%, bem abaixo da meta do Ministério da Saúde que é atingir o patamar de 95% da população alvo da campanha de vacinação.

A Secretaria de Estado da Saúde está intensificando a campanha de vacinação e espera atingir esta meta no mês de agosto, quando todas as crianças entre dois meses e cinco anos de idade devem ser vacinadas.

De acordo com informações de Mércia Feitosa, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apresentam cobertura de vacinação inferior a 50% os municípios de Itabaiana, Gararu e Cumbe. Para atingir a meta, o Ministério da Saúde intensificará a campanha de vacinação no mês de agosto seguindo até o dia 31 daquele mês.

O ápice da campanha acontece no dia 18 de agosto, dedicado ao Dia Nacional Contra a Poliomielite, período em que todas as crianças até cinco anos de idade devem ser vacinadas, independentemente se já tomaram alguma dose desta vacina, aplicada de forma rotineira em três etapas. A primeira dose é aplicada aos dois meses de idade, a segunda aos seis meses e a terceira no primeiro ano de vida. Uma dose de reforço é aplicada quando a criança completa um ano e três meses de vida [o equivalente a 15 meses do nascimento].