Agricultura

PMA realiza segunda etapa de Vacinação Antirrábica no próximo sábado


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promoverá, no próximo sábado, 9, a segunda etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica 2016. Serão montados 42 postos de vacinação espalhados pelas 5ª, 6ª, 7ª e 8ª regiões de saúde, em localidades como Suíssa, Cirurgia, Getulio Vargas, Santo Antonio, Cidade Nova, 18 do Forte, Santos Dumont, Bugio, entre outras. A meta da SMS é de que 57 mil animais, entre cães e gatos, sejam vacinados até o final da campanha.

Durante a primeira etapa, realizada no último sábado, 2, foram vacinados 13.692 animais, sendo 10.299 cães e 3.393 gatos. O maior movimento foi registrado na 1ª região de saúde, que abrange Augusto Franco, Farolândia, Atalaia, Coroa do Meio, Aeroporto, Aruana e os povoados Robalo, Areia Branca e Mosqueiro. Nessas localidades, foram vacinados 5.018 animais. Além da campanha do último sábad, as equipes do CCZ já haviam vacinado, nos meses de fevereiro e março, através de postos volantes, 2.991 animais, sendo 2.144 cães e 847 gatos. Desta forma, o total de animais vacinados é de 16.683.

clique para ampliarArte:Ascom/SMS
clique para ampliar

 

A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da SMS, Cristiane Remígio, explicou que, quem não pôde comparecer a um posto de vacinação na primeira etapa, deve levar seu animal de estimação para vacinar no próximo sábado. “Todos os animais a partir dos 4 meses de idade devem ser vacinados.  Quem mora em uma região onde a campanha já foi realizada, deve levar seu bichinho de estimação em um dos postos que estarão disponíveis no próximo dia 9”.

Ainda de acordo com a coordenadora, a vacina também estará disponível no CCZ, no bairro Capucho, enquanto durar o estoque. “Aquela pessoa que por algum motivo não puder levar o animal em um dos postos desta segunda etapa da campanha, poderá ir até o Centro de Controle de Zoonozes. O importante é que todos os cães e gatos sejam vacinados contra a raiva”, destacou.

O médico veterinário do CCZ, Gilberto França, passou algumas recomendações aos donos dos animais. “Sugerimos que, ao conduzir os animais para os postos de vacinação, não mandem os cães e gatos por idosos ou crianças, pois eles não terão condições de ajudar a conter o animal durante a vacinação. Caso algum ser humano seja mordido por um animal, é preciso procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) para receber atendimento médico”, informou.

Para o secretário municipal da Saúde, Antônio José Saraiva de Almeida, a realização da campanha ressalta o compromisso da Prefeitura de Aracaju, por meio da atual gestão, em promover ações que fortaleçam o bem estar e a saúde da população. “A gente sabe que a vacina é a única forma de prevenir a raiva. É uma doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos, por isso é importante que a população atenda o nosso chamado levando seus animais de estimação para serem vacinados”, finalizou.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *