Câmaras Municipais

Plano Diretor pode ser votado na Câmara em fevereiro


A previsão foi feita pelo vereador Agnaldo Feitosa
Agnaldo Feitosa: “Só vai ser votado quando a gente tiver uma ideia do crescimento da cidade”(Foto: Portal Infonet)

O tão aguardado Plano Diretor de Aracaju, visando facilitar o crescimento ordenado da cidade e minimizar o caos urbano, poderá ser aprovado em fevereiro de 2014 pelos vereadores. A previsão foi feita na manhã desta quarta-feira, 24 pelo líder do prefeito João Alves Filho (DEM), na Câmara, Agnaldo Feitosa (PR).

De acordo com ele, a Prefeitura de Aracaju e a Câmara Municipal estão aguardando a conclusão de estudos feitos  por uma equipe do Escritório de Arquitetura Jaime Lerner [em Curitiba], que esteve na capital sergipana, percorrendo a cidade e aprontando projetos para os dez corredores de ônibus [BRTs].

“O Plano Diretor só vai poder ser votado quando a gente tiver uma ideia de como Aracaju deve crescer e em que parâmetros nós teremos pra isso. Essa equipe do arquiteto Jaime Lerner esteve em Aracaju por muito tempo, inclusive fazendo passeios de helicóptero, olhando a cidade por cima, fazendo estudos de sondagem principalmente na Zona de Expansão, onde a gente sabe que deve crescer muito e crescer com qualidade, com segurança, preservando mananciais e lagoas”, ressalta Agnaldo Feitosa.

Ele enfatizou que tão logo os estudos sejam concluídos, deverão ser remetidos para a Câmara de Vereadores para que a gente faça as discussões e as votações pertinentes ao Plano Diretor. “Vamos fazer as audiências públicas e pra isso precisamos de assessorias técnicas, jurídicas e inclusive contábil, para saber tudo aquilo que é importante para a cidade e como crescer de forma sustentável. Cada bairro ou macroregião, vai receber além das visitas técnicas, as audiências públicas pois é importante ouvir a população”, entende.

E conclui: “Acredito que a partir de fevereiro do próximo ano, quando esse estudo já deve ser concluído e remetido para esta Casa para ser discutido e a gente aprove ou não dentro daquilo que for importante para a população de Aracaju”.

Em recente entrevista ao Portal Infonet, a ambientalista Vera Ferreira [do Movimento Participe Aju] lembrou que: “a ausência da revisão do Plano Diretor permite o crescimento desordenado da cidade e permite a ausência de áreas verdes e de espaço público de convivência social”.