Agricultura

Piracema: Ibama apreende 160 kg de peixes em SE


Por causa do defeso, pesca no Rio São Francisco está proibida
30/01/2017  15:29
Peixes foram apreendidos pelo Ibama na região do Baixo São Francisco, em feiras livres

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) apreendeu em feiras livres de Sergipe, na região do Baixo São Francisco, 160 quilos de peixes de várias espécies que estavam sendo comercializados ilegalmente. Segundo o chefe da Divisão Técnica do Ibama, Romeu Boto, 60 kg de peixes apreendidos foram doados para um asilo no Município de Propriá na semana passada e outros 100 kg foram entregues na manhã desta segunda, 30, ao Programa Mesa Brasil do SESC, em Aracaju.

As apreensões foram realizadas entre os dias 25 e 30 pelos técnicos do Ibama em fiscalizações feitas na região do Baixo São Francisco, onde está proibida a pesca de qualquer espécie de peixes por causa do período do Defeso da Piracema – época em que os peixes nadam em direção à nascente para reprodução e desova –, iniciado em 1º de novembro de 2016.

Desses 160 kg de peixe apreendidos, 100 kg foram encontrados sendo comercializados ilegalmente em feiras livres da cidade de Japoatã neste último fim de semana. O defeso, segundo Romeu Boto, vai até 28 de fevereiro. “Até lá fica proibida a pesca de qualquer tipo de peixe no Rio São Francisco”, informa.

De acordo com o Ibama, no São Francisco, o defeso da piracema atinge Sergipe, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e o Distrito Federal. Nesse período, só é permitida a comercialização dos estoques de peixes in natura, resfriados ou congelados, provenientes de águas continentais, armazenados por pescadores profissionais, além daqueles existentes nos postos de venda, mas declarados até o quinto dia útil após o início do defeso ao órgão competente.

Por Moema Lopes