Câmaras Municipais

Para Iran, vereadores governistas ‘federalizam’ discursos para encobrir os problemas de Aracaju


Para pestista, governistas querem criar 'cortina de fumaça'Para petista, governistas querem criar ‘cortina de fumaça’O vereador Iran Barbosa, do PT, criticou, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, nesta terça-feira, 10/3, os discursos de alguns parlamentares da base governista que apontam para problemas de ordem federal e desviam o foco dos verdadeiros problemas da cidade que estão sem resposta por parte da Administração.

“O cenário de quem anda pelas ruas de Aracaju, de quem pega ônibus urbanos, de quem paga IPTU, de quem é servidor do município, é de muitos problemas. Mas o que temos assistido, da parte de alguns vereadores que dão sustentação ao governo municipal, é uma tentativa permanente de estadualizar e de federalizar os debates aqui na Câmara. Não vejo grande problema nisso. Mas a grande questão é que isso acontece na tentativa de escurecer e não deixar evidentes os graves problemas da cidade e na falta de respostas do governo municipal a esses problemas”, afirmou.

Aumento do IPTU

Diante da polêmica sobre as cobranças exorbitantes de IPTU e da falta de explicações dos vereadores governistas e do próprio prefeito, Iran Barbosa cobrou informações e esclarecimentos sobre a empresa que realizou os cálculos errados do imposto e quais os estudos técnicos que foram apresentados para se fazer esses cálculos.

“Era para terem trazido esses estudos no dia da votação, e não trouxeram. Aí vem vereador, que votou favorável ao aumento, dizer que não sabia que o IPTU iria aumentar tanto. Deveriam ter lido e estudado o projeto mais um pouquinho. É por isso que a oposição aqui pede mais tempo para debater projetos desse tipo, que têm impacto social. Parem com esse negócio de urgência, de querer aprovar projetos a toque de caixa e repique de sino”, ironizou o petista.

Cortina de fumaça

Segundo Iran Barbosa, na falta de explicações para dar a população sobre os equívocos da Administração Municipal e da falta de planejamento e de ações, os vereadores governistas buscam produzir cortina de fumaça discutindo questões de âmbito federal, como o aumento dos combustíveis.

“Acho ruim aumentar combustível. Mas tivemos um tempo em que o grande problema do Brasil era a fome. Felizmente, hoje, o problema que colocam é o do aumento dos combustíveis”, disse.

O parlamentar, no entanto, fez questão de fazer, como professor de História, um resgate da memória histórica. Iran lembrou àqueles que criticam o aumento dos combustíveis, colocando como algo absurdo e inaceitável, que na era de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), o preço dos combustíveis aumentou 300%. No período Lula e parte de Dilma (2003-2012), este aumento foi de apenas 40%.

“O problema é que só querem reproduzir aqui o que a mídia vendida e golpista fica propagando, não a verdade dos fatos”, afirmou, lançando outros dados comparativos que provam o quanto a vida era mais cara e difícil nos anos anteriores aos governos do PT.

Na opinião de Iran, a Câmara Municipal de Aracaju tem uma tarefa importante a cumprir, que é o de debater os problemas reais da cidade e buscar as soluções para a melhoria da vida dos aracajuanos. “Vamos continuar aqui cumprindo com essa tarefa, trazendo esses problemas, discutindo, quando possível, com os secretários municipais e cobrando soluções, porque foi para isto que o povo de Aracaju no elegeu”, finalizou.

 

 


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *