Cidade

Mutirão contra o Aedes aegypti será realizado neste sábado no bairro América


clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Municipal de Controle da Dengue, realizará mais um mutirão neste sábado, 9. O objetivo é eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e da Febre Chikungunya, além de orientar a população sobre como se prevenir contra o mosquito. A ação contará com o trabalho de cerca de 130 colaboradores (entre agentes de Endemias, agentes Comunitários de Saúde e os homens do Exército). A concentração, desta vez, acontecerá na Unidade de Saúde da Família (USF), Adel Nunes, localizada no bairro América, a partir das 7h. E a equipe da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) estará atuando na limpeza de terrenos baldios e nas áreas que os agentes estiverem trabalhando.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya, Taíse Cavalcante, as mobilizações estão sendo intensificadas de acordo com as incidências de casos das doenças e do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). “O bairro América apresentou um aumento do número de casos suspeitos de Dengue e Chikungunya. Diante disso, nossa equipe (junto com os soldados), intensificou os trabalhos na área durante toda esta semana”, destacou.

Taíse ainda explica que as ações aos sábados concentram um maior número de pessoas trabalhando, o que aumenta também o número de visitas. “Neste sábado, estaremos realizando um grande mutirão para conseguir um alcance maior de residências, nosso objetivo é que, com o trabalho realizado durante toda a semana, e, com a ação de amanhã, todo o bairro seja visitado. Já na próxima semana levaremos essa força tarefa para outro bairro de Aracaju e assim sucessivamente. Lembrando que, apesar desses mutirões, os agentes de Endemias atuam diariamente em todos os bairros da capital durante a semana”, explicou.

Unidade de Saúde sensibiliza profissionais da PMA para o combate ao Aedes

clique para ampliarFotos: (Ascom/SMS)
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliarCoordenador de Trânsito da SMTT, capitão J. Luiz

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Unidade de Saúde da Família (USF) Humberto Mourão, realizou uma sensibilização como forma de combate ao Aedes aegypti para gestores e colaboradores da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), que envolve a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Guarda Municipal (GM) e Procon do Município de Aracaju.

Segundo a gerente da Unidade, Ana Carolina de Sá, a proposta é envolver todos os órgãos no combate ao mosquito. “Nossa proposta é que todos os profissionais da prefeitura possam atuar como agentes multiplicadores das informações necessárias para a não proliferação do Aedes. A sensibilização vem como uma forma de deixá-los mais seguros na hora de transmitir as orientações, além de trazer uma fiscalização mais ampla”, explicou.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Reginaldo Moura, afirmou que esse é um momento que precisamos unir forças. “Diante do aumento de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, ações como esta fortalece o nosso trabalho, já que atuamos na vistoria de residências. No desempenho de nossas atividades podemos também levar orientações para os moradores, levando em consideração que 80% dos criadouros do mosquito são encontrados nas residências”, ressaltou.

O coordenador de Trânsito da SMTT, capitão J. Luiz, falou que o combate ao mosquito também é uma preocupação da Superintendência. “Todos os esforços para combater o mosquito é bem vindo e, apesar do trabalho no auxílio da mobilidade urbana parecer distante do trabalho dos agentes de Endemias, não é. Todos estamos engajados nesta luta. Temos equipes de agentes de trânsito acompanhando o trabalho dos carros fumacê, permitindo que eles possam acessar a contramão, como também bloqueando alguma rua para que a aplicação do inseticida seja feita da melhor maneira para uma maior eficácia”, pontuou.

Quem também pontuou a integração dos processos de trabalho foi o sub-comandante da Guarda Municipal, Jonatas Souza. “Nossos homens estão diariamente no trabalho em campo e no desenvolvimento de suas atividades poderão aplicar os conhecimento aqui adquiridos. Orientando a população sempre que necessário, encarando este trabalho como um dever de todos e não somente dos agentes de Endemias”, afirmou.

A responsável pela palestra, nesta manhã, foi a enfermeira da USF Humberto Mourão, Alda Vieira Santos. “Mostramos como acontece o ciclo do mosquito, quais os criadouros e como eliminá-los, além de mostrar as patologias que ele causa e as diferenças entre elas, para que eles possam estar cientes e munidos de informações necessárias para transmitir a população com segurança”, destacou.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *