Direito & Cidadania

Moritos Matos cobra a análise do Projeto Conexão Cidadã


O deputado Moritos Matos (PROS) usou o pequeno expediente nesta quarta-feira, 2, na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – para cobrar que sejam colocados em pautas para apreciação e votação de projetos importantes para a população sergipana. Segundo Moritos Matos, desde maio se encontra na Alese um projeto de resolução de sua autoria que cria um aplicativo para celular chamado ‘Conexão Cidadã’ que disponibiliza ao cidadão o acesso mais rápido às Leis aprovadas na Alese.

“Faço uso da palavra para parabenizar vossa excelência,presidente Luciano Bispo e o setor de comunicação dessa Casa pelo folder bem produzido que trata do funcionamento desta Casa e de que forma o cidadão pode interagir com a Assembleia no sentido de cobrar seus direitos e também de fiscalizar não só as ações do poder executivo, mas também as ações deste poder. E me chamou a atenção nesse folder a seguinte frase: ‘Seja vocêum instrumento de mudança. Conheça a Alese e faça sua voz ser ouvida”. E eu tenho um projeto que trata exatamente disso nesta Casa – chamado Conexão Cidadã que ainda não foi votado”, enfatiza deputado Moritos Matos.

De acordo com Matos, o acesso do cidadão através do Conexão Cidadã será bem simples. “Através do celular a população terá um link para verificar todas as leis da Alese. Esse aplicativo terá todos os trâmites dessa Casa e peço encarecidamente que esse projeto seja avaliado, tem três meses que temos entrada nesse projeto e infelizmente não sei nem onde ele se encontra.Deve está perdido em alguma gaveta. Peço ao presidente desta Casa que dê um pouco de atenção, que esse projeto seja discutido nas Comissões e que venha para o Plenário desta Casa,em seguida, seja analisado e votado pelos deputados”, expõe Moritos Matos.

Defesa do Consumidor

O deputado Moritos Matos preside a Comissão de Defesa do Consumidor da Alese e voltou a cobrar a data para a Audiência Pública sobre Defesa do Consumidor, que contará com a presença da promotora de justiça, Euza Missano, do Núcleo de Defesa do Consumido.

“Está marcado para o dia 28 de setembro, mas não enviamos os convites ainda, porque essa Casa não decidiu se essa data será reservada para esta Audiência. Aguardo uma resposta dessa Casa”, disse Moritos Matos. Assim que Matos conclui o discurso, o presidente Luciano Bispo afirmou ao parlamentar que a solicitação seria lida na sessão e assim o fez. O requerimento foi aprovado pelos parlamentares presentes na sessão desta quarta-feira, 2, e a Audiência ficou definida para o dia 28 de setembro.