Turismo

Monumento ao caranguejo é recuperado


O trabalho de recuperação incluiu todas as patas da escultura

O governo de Sergipe recuperou a escultura do caranguejo gigante instalado no início da passarela do caranguejo (principal corredor gastronômico da cidade), na praia da Atalaia, uma das mais frequentadas pelos turistas e moradores de Aracaju. Os serviços foram realizados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra).

Atração bastante visitada por turistas, a réplica do crustáceo foi instalada em julho de 2014. De acordo com o Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, a recuperação da escultura faz parte das ações desenvolvidas em alguns patrimônios públicos.

“Esta já é a segunda manutenção que a Seinfra realiza no caranguejo. A primeira foi quatro meses após a sua instalação, quando ele foi alvo de pichação por parte de vândalos. Por conta do desgaste pela ação do tempo e a falta de zelo de algumas pessoas, desta vez foram feitos reparos nas bases de todas as patas que o sustentam, aplicadas placas de fibra em locais que estavam danificados e corroídos, além da pintura em um tom de vermelho mais forte”, explica.

O secretário acrescenta que compete a cada cidadão zelar por um patrimônio que é coletivo. “Desde que foi instalado no maior ponto turístico da capital, o caranguejo tornou-se um dos maiores símbolos da cidade, tendo sido destaque em reportagens sobre turismo em diversos estados do país. Hoje é um dos cartões-postais mais visitados, sendo que a qualquer hora do dia e da noite é possível encontrar pessoas fazendo registros fotográficos ao seu lado. Compete a cada cidadão e também aos turistas zelar pelo monumento, respeitando os limites de acesso, não sentando nas patas ou subindo em sua estrutura”, ressalta.

Identidade

Há 30 anos sem visitar a capital sergipana, o técnico em eletrônica Galdino Rodrigues tece vários elogios ao monumento. “É uma obra de arte fantástica, que muito representa a identidade do povo sergipano. Eu e minha esposa acompanhamos os dois dias de restauração pelo artista que o construiu, fizemos registros em vídeo e mandamos para alguns amigos no Rio de Janeiro, que ficaram maravilhados com a escultura”, afirma o carioca de 60 anos.

Baianos da cidade de Castro Alves, o casal Luiz Souza Mota e Maria Rita Mota, também aprovaram a manutenção do monumento. “É a terceira vez que vimos a Aracaju. É uma escultura muito interessante, um grande atrativo a mais para a orla que já é muito bonita. Foi muito bacana essa recuperação”, declara o bancário de 30 anos.

A escultura

Criado pelo escultor Ary Marques Tavares, que levou dois meses para concluí-lo, o caranguejo foi moldado em argila e depois confeccionado em fibra de vidro.  A escultura medindo sete metros de comprimento e 2,30 metros de altura recebeu pintura automotiva que é mais resistente a ação do sol, da chuva e da maresia.

– See more at: http://www.destaquenoticias.com.br/monumento-ao-caranguejo-e-recuperado/#sthash.jvm6AyaK.dpuf

 

 


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *