Cidade

Microcefalia: gestantes e puérperas podem buscar apoio psicológico em nove USFs


clique para ampliar
clique para ampliar

Desde o início de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Rede de Atenção Primária (Reap), colocou à disposição nove Unidades de Saúde da Família (USFs) como referência psicológica para atender as gestantes (a partir de 24 semanas de gestação) com diagnóstico de Zika Vírus, as mulheres puérperas (que tiveram bebê há menos de 45 dias), cujos filhos nasceram com Microcefalia e também as gestantes que tiveram os sintomas de Zika ainda sem confirmação, apresentando grau elevado de ansiedade ou sintomas psicopatológicos. Esse atendimento especial foi implantado por conta do aumento de casos de Microcefalia, causados pelo Zika Vírus.

Algumas mulheres já começaram a buscar o serviço, porém, segundo a coordenadora de Saúde Mental da Reap, Dalyanne Oliveira, ainda é preciso a adesão dessas mulheres, que se sentem receosas para buscar o atendimento. “A proposta é promover ações preventivas de esclarecimento sobre a condição de saúde da mãe e do bebê. Queremos minimizar possíveis ansiedades, dúvidas e medos em relação ao processo gestacional, puerperal e fortalecer o vínculo da mãe com o bebê. Como ainda é uma coisa nova, muitas mulheres estão com receio de procurar esse tipo de atendimento. É preciso que, nesse momento, essas mulheres não tenham vergonha, podem procurar os profissionais de saúde da unidade que eles irão realizar o encaminhamento. O serviço já está implantado, as equipes de profissionais já estão trabalhando, mas é preciso que haja procura no atendimento”, explicou.

Dalyanne ainda destacou que, na próxima quarta feira, 20, haverá uma sensibilização para falar sobre o tema na Unidade de Saúde Eunice Barbosa, localizada no bairro Coqueiral. “Os agentes de saúde vão se mobilizar para convidar essas mulheres a participar da sensibilização. Queremos explicar a elas qual o nosso objetivo com esse atendimento e o que pode melhorar para a vida dela e do bebê”, afirmou.

O coordenador da Rede de Atenção Primária (Reap), Murillo Oliveira, informou que, mesmo com as oito unidades funcionando como referência psicológica, os tratamentos vinculados à criança, após o nascimento, acontecem normalmente no Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca), unidade que funciona em anexo ao Centro de Especialidades Médicas (Cemar) Siqueira Campos.

Mudança de USF

A SMS ainda informa que, por motivos de logística, houve uma alteração de endereço em uma das unidades de saúde que ofertará o atendimento psicológico. No lugar da Unidade de Saúde da Família (USF) Osvaldo Leite, localizada no Santa Maria, o atendimento será realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas. “Essas duas unidades fazem parte da mesma região. Só mudamos a localidade do atendimento por questão de logística, mas todas as mulheres daquela região podem procurar o atendimento normalmente”, acrescenta Dalyanne.

Confira as unidades de referência:

USF Augusto César Leite (Rua Elenita Nery Gomes, s/n, Conj. Santa Tereza)

USF Geraldo Magela (Rua Central IV, s/n, Conj. Orlando Dantas)

USF Dona Sinhazinha (Av. Hermes Fontes, s/n, bairro Grageru)

USF Adel Nunes (Rua Hait, s/n, bairro América)

USF Cândida Alves (Rua São João, s/n, bairro Santo Antônio)

USF Porto Dantas (Rua Antônio dos Santos, nº 468, bairro Porto Dantas)

USF Eunice Barbosa (Rua Beira Rio, 92, bairro Coqueiral)

USF Onésimo Pinto (Av. Ayrton Senna, s/n, b. Almirante Tamandaré)

 

USF Walter Cardoso (Rua B, nº 372, b. Veneza)


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *