Cadê você?

MARIA TRAIDORA?


 

A deputada estadual Maria Mendonça (Maria de Chico, como também é conhecida em Itabaiana, por ser filho do grande cacique da política local, o falecido deputado estadual Chico de Miguel (Francisco Teles de Mendonça), PSDB, vem sendo acusada de trair o prefeito Valmir Santos Costa (Valmir de Francisquinho), PR, de quem foi aliada por muito tempo.

Maria, conforme os aliados de Valmir, queria mandar e desmandar na Prefeitura e lá tinha irmã, sobrinha e outros parentes como secretárias municipais e em outros cargos. Ela não gostou, quando o prefeito passou a fazer uma boa administração e caiu no gosto popular, saindo da sombra da família Teles de Mendonça, para seguir rumo próprio como uma liderança local, rivalizando com o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, MDB.

Maria Mendonça, conforme os aliados do prefeito, nunca fez um discurso na Assembleia Legislativa, defendendo o prefeito de acusações de adversários ou elogiando o trabalho desenvolvido pelo administrador público municipal.

Ela achou que Valmir não tinha luz própria e sempre tatearia na escuridão, para ser guiado pelos Teles de Mendonça. Quebrou à cara, porque o prefeito mostrou que é um administrador competente e isso vem irritando Maria Mendonça que, agora, não tem mais tempo para uma realiança com Valmir e isso pode lhe custar milhares de votos e até a reeleição.

2

NÃO ACEITAM

Um número significativo de itabaianenses reprova a traição de Maria Mendonça a Valmir de Francisquinho, entendendo que não se deve “escarniar”  um aliado, abandonando, quando este é vítima de criticas de adversários. Esta traição é maléfica para a reeleição de Maria Mendonça.

3

COBRANÇA

A cobrança de uma posição firme de Maria na defesa de Valmir de Francisquinho explode às vésperas das eleições, o que é ruim para qualquer político.

4

DOIS

Tradicionalmente, Itabaiana elege de dois a três deputados estaduais e nesta eleição pode não ser diferente e alguns garantem que Itabaiana terá na Assembleia Legislativa Luciano Bispo e Thalysson, filho do prefeito Valmir de Francisquinho. Tudo pode acontecer.

5

AUDIÊNCIA

Lideranças sindicais de diversas categorias de servidores públicos municipais de Aracaju protocolaram ofício na Prefeitura solicitando uma audiência com o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB).

6

PARALISAÇÃO

A paralisação puxada pelo SINDIPEMA (Professores), filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE) e à FETAM (Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Sergipe), contou com a adesão de diversas categorias das áreas da saúde, assistência social, segurança e culminou num grande ato, no dia 26/06, na porta da Prefeitura, reunindo 10 sindicatos de servidores insatisfeitos. A manifestação repercutiu na mídia sergipana, mas ainda não foi o suficiente para que os dirigentes conseguissem agendar uma audiência com o prefeito.

7

AVALIAÇÃO

Os sindicatos se reuniram para avaliar a paralisação, o ato unificado do dia 26 e o descaso da administração – que não respondeu à solicitação da bancada sindical de uma audiência com o Prefeito Edvaldo Nogueira para tratar sobre o reajuste salarial de 2017 e 2018 e o descumprimento da lei do Piso do Magistério.

8

ENROLAÇO

Diante da enrolação e porque o prefeito continua se negando a receber os sindicatos, foi deliberado pelos representantes sindicais a construção de uma agenda unificada de luta. Além de protocolar um ofício na manhã de sexta-feira solicitando novamente uma audiência com o Prefeito, os sindicatos vão convocar uma assembleia unificada com indicativo de greve para o dia 18/7, às 15h30, em local a ser definido, reunindo trabalhadores filiados ao SINDIPEMA (Professores), SINDASSE (Assistentes Sociais), SINTS, SINPSI (Psicólogos), SIGMA, SEESE, SACEMA, SINDIFARMA, entre outros.

 

9

SANEAMENTO

O presidente Michel Temer assinou a medida provisória que atualiza o marco legal do setor do saneamento básico no país. O texto ainda não foi divulgado pelo governo, mas, de acordo com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, uma das mudanças é que a Agência Nacional de Águas (ANA) atuará como reguladora do saneamento nas cidades que desejarem receber serviços ou recursos federais.

10

ESTADOS

Atualmente, os serviços de saneamento são prestados pelos estados ou municípios, e compreendem o abastecimento de água, tratamento de esgoto, destinação das águas das chuvas nas cidades e lixo urbano. Segundo o presidente Temer, ao atualizar o marco legal do setor de saneamento, o governo federal não está invadindo a competência de estados e municípios nessa área, mas atuando em parceria com esses entes federados para enfrentar o problema.

11

SEGURANÇA

Em discurso na cerimônia de assinatura da medida provisória, Baldy disse que o novo marco regulatório dá segurança jurídica para que empresas privadas também invistam no setor. Segundo ele, atualmente mais de 90% dos investimentos de saneamento básico no Brasil são realizados por companhias estatais e a ideia é promover a competição entre entes públicos e privados.

MOBILIDADE

Especialistas debateram  no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o tema: “Mobilidade urbana e transporte da capital” . O evento foi proposto pelo deputado federal por Sergipe, João Lula Daniel (PT) , através da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), da Câmara Federal  e com apoio da deputada estadual Ana Lula (PT). O objetivo foi debater a situação da mobilidade urbana e do transporte na capital sergipana.

MOBILIDADE

De acordo com o deputado João Daniel, a mobilidade urbana tem se tornado um tema recorrente quando se debate os atuais problemas das cidades relativos ao desenvolvimento urbano, em função do seu crescimento.

Por Cláudio Botafogo Messias

sua foto do perfil, A imagem pode conter: Amaral Cavalcante