Saúde

Luciano Paz visita USF Joaldo Barbosa no horário estendido e garante mais um médico


clique para ampliar

clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliarDona Noeme e o filho Jossival
clique para ampliarDona Emiliana foi levada para fazer curativo no tornozelo
clique para ampliar
clique para ampliarGuarda Municipal garantindo a segurança da unidade

Na noite desta quarta-feira, 4, o secretário municipal da Saúde, Luciano Paz, acompanhado pelo consultor extraordinário Adalberto Canuto, esteve na Unidade de Saúde da Família (USF) Joaldo Barbosa para verificar de perto o atendimento à população durante o horário estendido.  “Nós encontramos uma unidade muito organizada, com guardas municipais na porta para garantir a segurança dos trabalhadores e usuários, com trabalhadores dispostos a atender à população e preocupados em prestar um bom serviço à comunidade”, relatou o secretário.

Luciano Paz percorreu todos os setores da unidade, conversando com usuários e funcionários. “Não foi relatada a falta de medicamentos nem de material. Também verificamos que a estrutura e as condições de atendimento estão boas, tanto é que o relato que todos fizeram, de forma praticamente única, foi da necessidade de mais um médico para atender a demanda da unidade que está grande”.

Moradora do bairro América há 18 anos, dona Noeme Ferreira de Rezende sempre recorre ao horário estendido da USF Joaldo Barbosa. “Vim aqui hoje trazer meu filho, que apresentou mal estar e quadro de febre. Já estive aqui outras vezes atrás de atendimento médico para tomar aerossol e pegar medicação e sempre fui bem recebida. Foi uma boa ideia esse atendimento até à noite”, afirmou.

Familiares de dona Emiliana Cosinha dos Reis, de 91 anos e que mora no município de Pedra Mole também estiveram na noite de quarta, 4, na unidade de saúde para levar a idosa para fazer um curativo. “Eles sempre me trazem aqui, quando preciso ser atendida”, disse dona Emiliana que, apesar da idade, é muito ativa e lúcida.

Os profissionais ficaram bastante satisfeitos com a visita surpresa do secretário. “É uma ação muito positiva porque o secretário pode conferir de perto o andamento dos trabalhos e também fazer uma avaliação do ponto de vista dele”, destacou a gerente da noite, Priscila Silveira, opinião compartilhada pelos demais colegas.

Um dos pontos bastante positivos do horário estendido, de acordo com a enfermeira Regina Pereira de Sousa, é a oportunidade de quem trabalha poder cuidar da saúde à noite. “Quem trabalha durante o dia, pode vir no final de tarde, se consultar, tomar uma medicação, trazer um filho ou um parente. E a população tanto aprovou que está crescendo esta demanda, pois o pessoal está contando com os serviços que ofertamos, das 17h às 20h”.

Para o secretário, essas visitas são importantes para avaliar sempre as demandas da comunidade. “Não basta simplesmente abrir em horário estendido e achar que está tudo funcionando bem. Por isso é importante essa visita para que conheçamos as necessidades, conversemos com os trabalhadores e com a comunidade. Aqui a necessidade é de mais uma médico e já vamos providenciar mais um profissional para que as pessoas que eventualmente cheguem mais tarde não deixem de ser atendidas”.

Serviços ofertados:

Consulta médica, consulta de enfermagem, acolhimento, encaminhamento à urgência, aferição de pressão arterial, administração de medicamentos, aplicação de vacinas, verificação de temperatura, verificação de peso, realização de curativos, realização de nebulização (aerosol), retirada de pontos, marcação de exames e consultas especializadas, dispensação de medicamentos, teste do pezinho, teste de gravidez e prova do laço (Dengue).

USF que abre até 20h:

USF José Augusto Barreto (Avenida Euclides Figueiredo S/N – bairro Japãozinho).

USF José Machado de Souza (Rua Major Aureliano, 100 – bairro Santos Dumont).

USF Hugo Gurgel (Rua Renato Fonseca Oliveira S/N – bairro Coroa do Meio).

USF Onésimo Pinto (Avenida Rad. José Silva Lima S/N – bairro Jardim Centenário).

USF Celso Daniel (Travessa 5 S/N. conjunto Padre Pedro – bairro Santa Maria).

USF Augusto Franco (Rua H 5 S/N – conjunto Augusto Franco).

USF Joaldo Barbosa (Rua Guanabara – bairro América).

USF Carlos Fernandes de Melo (Av. Lamarão – bairro Lamarão).

USF Dona Sinhazinha (Avenida Hermes Fontes – Grageru).

USF Dona Jovem (Rua Altamira – Bairro Industrial).


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *