Cidade

Luciano Paz visita Mercado Albano Franco para viabilizar a instalação do serviço “Saúde no Mercado”


clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar

O secretário Municipal de Saúde, Luciano Paz, acompanhado da diretora de Atenção à Saúde, Gildete Maria Ávila, e da coordenadora do Programa Pró-Mulher… Pró-Família…, Patrícia Ribeiro, visitou o Mercado Governador Albano Franco para conversar com os comerciantes e verificar o local onde será instalado o serviço “Saúde no Mercado”. O objetivo da parceria, que será firmada com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) é ofertar atendimentos básicos de saúde aos feirantes e ambulantes. O diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Luiz Carlos Santos “Branca de Neve”, e a coordenadora dos Mercados Centrais, Heloisa Saraiva Santos, também participaram da visita.

De acordo com o secretário Luciano Paz, o serviço atenderá inicialmente os comerciantes que trabalham na área dos mercados. “Queremos acompanhar a saúde deles com procedimentos simples, pois na verdade eles têm pouco tempo para se dirigir às unidades de saúde. E a secretaria estando presente vai passar a acompanhar melhor a saúde dessas pessoas. Futuramente, nós iremos avaliar a possibilidade de estender o atendimento à população, pois são muitas pessoas que transitam por esta região do mercado diariamente, principalmente nos finas de semana. Precisamos estar aonde a população está e não ficar apenas nas unidades de saúde esperando que as pessoas compareçam, pois também temos que procurar os cidadãos”, ressaltou.

A proposta é que ainda em janeiro, ocorra uma ação para ofertar aos comerciantes aferições de pressão arterial, verificações de glicemia, testes rápidos de HIV e Sífilis, exames citológicos e atendimentos médicos. “Ainda será avaliado quais os dias da semana que o serviço irá funcionar durante os outros meses, a partir da demanda e necessidade. Outra decisão é sobre a quantidade de profissionais que farão parte dessa equipe. Podemos começar atendendo apenas aos comerciantes, mas isso não impede que a gente vá ampliando aos poucos para posteriormente atender toda a população que frequenta o local”, acrescentou o secretário.

Para o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Luiz Carlos Santos, o secretário Luciano Paz tem a visão de que a saúde deve ir aonde o povo está e não seria diferente com os ambulantes e comerciantes dos mercados. “Ele veio pessoalmente conversar com esse pessoal do mercado para que ele possa tomar as devidas cautelas e que os técnicos aprovem um local onde os feirantes terão o espaço para serem atendidos e verificar a pressão, glicemia, ou seja, as coisas básicas, pois se for identificado algum problema, eles serão encaminhados para uma unidade de saúde”, explicou.

A vendedora do mercado Marta Cortez parabenizou a Prefeitura de Aracaju pela grande iniciativa. “O secretário está de parabéns de ter vindo até aqui para nos ouvir e explicar como será esse serviço. Nós, comerciantes, merecemos essa visita e ficamos muito satisfeitos, pois nunca vi nas outras gestões nenhum secretário vir nos visitar. Estão todos de parabéns e quero agradecer a todas essas pessoas”, destacou.

“Eu trabalho no mercado há 14 anos e é a primeira vez que um secretário de saúde veio aqui no mercado para nos visitar. E o melhor de tudo foi receber a informação que vamos ter atendimento médico aqui”, comemorou a vendedora Vânia Dias de Oliveira.

O comerciante Manoel Messias também ficou contente com a novidade. “Eu fiquei até surpreso com a visita, mas foi uma satisfação conhecer o secretário pessoalmente e ouvir que vamos ter atendimento aqui no mercado. Realmente eu não frequento muito a unidade de saúde do meu bairro, porque passo muito tempo vendendo aqui, mas com o serviço de saúde aqui dentro fica mais fácil”, afirmou.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *