Variedades

Luciano Paz visita Asilo Rio Branco e Same para ouvir demandas


clique para ampliarSecretário Luciano Paz e Orlando Mendonça, do Asilo Rio Branco (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliar
clique para ampliarJá no Same, recebido pelo presidente Antônio Costa e o vice José Barbosa
clique para ampliar
clique para ampliar

Na manhã desta segunda-feira, 23, o secretário Municipal de Saúde, Luciano Paz, visitou o Asilo Rio Branco e o Same, com o objetivo firmar uma parceria entre as instituições filantrópicas que atendem idosos e a secretaria. “Essa visita é para saber em que podemos auxiliar as duas entidades, que têm um trabalho reconhecido de assistência aos idosos, no que diz respeito à saúde. Fizemos questão de conhecer e saber a realidade de perto”, frisou Paz.

A visita começou pelo Asilo Rio Branco, aonde foi recebido pelo presidente Orlando Carvalho Mendonça, que cuida da entidade que abriga 43 idosos há 22 anos.  “Foi uma grata surpresa essa visita, pois é a primeira que recebo durante este tempo que estou à frente do asilo, que é filantrópico e assiste pessoas carente, que não têm família para cuidar. Aqui vivemos de doações voluntárias e temos um custo de manutenção em torno de R$ 100 mil por mês”, informou o administrador.

Acompanhado pelo presidente do asilo, Luciano Paz conheceu toda a estrutura da entidade, fundada há 103 anos e que poderia atender até 80 idosos. “Hoje o custo de manutenção é grande, pois temos 35 funcionários, pessoas trabalhando nos três turnos. Temos muitos cadeirantes que são dependentes até para se alimentar. O banho dos internos começa a ser dado 4h30 para que todos estejam prontos 7h, quando é servido o café. São oferecidas seis refeições diárias”, relatou Orlando Mendonça, destacando ainda que mais de 400 idosos estão na fila de espera por uma vaga no Rio Branco. “Temos 128 mulheres e 135 homens, cujas famílias solicitaram uma vaga aqui, sem falar as demandas encaminhadas por órgãos público”.

De lá o secretário da Saúde seguiu para o Same – Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição, aonde foi recebido pelo presidente Antônio Costa e pelo vice José Barbosa. “Agradecemos a visita, pois toda ajuda é bem vinda para que possamos melhorar a estrutura física do Same e assim atender melhor os idosos aqui”, ressaltou Antônio Costa, informando que a instituição possui 65 assistidos, e que deverá chegar a 70. “Temos um custo de manutenção em torno de R$ 86 mil mensais e precisamos muito de fraldas, medicamentos, exames e consultas, mesmo tendo médico que atendem gratuitamente nossos internos”.

Luciano Paz também conheceu toda a estrutura do Same e um pouco da rotina de trabalho da entidade. “Fizemos reformas aqui para atender as normas da vigilância sanitária, mas temos muita coisa ainda para ser feita”, informou Antônio Costa, complementando que há também uma lista de espera por uma vaga do Same, fundado há 66 anos. “Temos atualmente cerca de 200 pessoas, isso porque sempre atualizamos os dados para saber se ainda estão aguardando a vaga”.

As colocações feitas pelos diretores das duas instituições foram ouvidas atentamente pelo secretário Luciano Paz, que pediu que cada um enviasse as demandas que têm para a SMS. “Nos colocamos à disposição para construir um fluxo de auxílio e parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e as duas instituições que ajudam ao poder público de forma significativa, uma vez que dão assistência aos idosos carentes da capital”, destacou.

Ao se despedirem, José Barbosa e Antônio Costa agradeceram mais uma vez a visita do secretário. “Foi de suma importância para nós porque nunca aconteceu uma visita assim aqui antes e esperamos que possa trazer benefícios para os nossos internos, que surja uma parceria entre a secretaria e o Same, para melhor assistir aos idosos que aqui estão”, disse Antônio Costa.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *