Coluna Aqui & Acolá

LOUCURAS DO PT


Todos sabemos que o Partido dos Trabalhadores, para alguns classificados como uma facção, inclusive criminosa, sempre está em confusão ou não é o PT. Os caras querem tudo e não estão nem ai para a população, porque o importante é o poder pelo poder.

Agora, um dos grupos não aceita subir no palanque de Jackson Barreto de Lima e apoiar a candidatura de Belivaldo Chagas ao Governo do Estado e exigem que a companheirada indique candidato próprio na sucessão estadual.

Em nota encaminhada para a imprensa, o grupo diz que militantes petistas lançaram a campanha por “Plebiscito pela candidatura do PT ao Governo de Sergipe”. A ideia do plebiscito surgiu, pois uma parcela da direção do PT de Sergipe defende o lançamento de candidaturas próprias ao Governo Estadual e ao Senado Federal, numa aliança de esquerda e com programa democrático, popular e radical de mudanças.

“Apresentamos a proposta de plebiscito na reunião da direção, mas negaram a proposta por 8 votos a 5. Considerando que a maioria dos dirigentes estão cometendo uma grave equívoco, vamos buscar a opinião e garra da militância petista para reverter esse jogo. As resoluções do 6º Congresso Nacional do PT e do Diretório Nacional proíbem alianças com golpistas. Vamos lutar, esperamos ganhar essa batalha na base do partido”, aponta Tadeu Brito, membro da executiva do PT/SE.

O estatuto do partido permite que a militância possa decidir a política e as candidaturas do PT pela realização do plebiscito. De acordo com o artigo 66 do estatuto é preciso que 20% dos participantes do Processo de Eleições Diretas do PT subscrevam o pedido de Plebiscito. Com isso, a direção do partido é obrigada a realizá-lo. O PT de Sergipe possui quase 23 mil filiados e militantes.

Quem defende apoiar Belivaldo Chagas (PSD), indicando Rogério Carvalho para a vaga ao Senado, junto com Jackson Barreto (MDB), quer decidir a posição do PT em um encontro com menos de 200 delegados.

Para os defensores da candidatura própria, não dá mais para o PT fazer alianças com partidos que apoiaram o golpe e que estão retirando direitos dos trabalhadores brasileiros. A deputada petista Ana Lucia afirmou em entrevista para uma rádio local que “a unidade do partido só com candidatura própria ao Governo de Sergipe”.

“Como todos sabem Belivaldo Chagas é o candidato de Jackson Barreto (MDB), aquele mesmo que realizou o pior governo da história de Sergipe”, adverte o pré-candidato a governador do PT,  professor Rubens Marques.

Aliar-se com partidos que apoiaram o golpe é o primeiro passo para a destruição do partido em Sergipe. “É suicídio político o PT se coligar com o grupo de Jackson Barreto e aos partidos que nacionalmente apoiaram o golpe, a exemplo do MDB  de Temer e do PSD, de Gilberto Kassab, Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação”, explica o pré-candidato ao Senado, professor Joel Almeida.

Como participar do Plebiscito?

Os organizadores informam que existem pontos de coleta fixo, o principal deles é na sede do partido em Aracaju. Mas que também já existem nos municípios diversas listas disponíveis para os filiados assinarem. Outra opção é subscrever o pedido de Plebiscito pela internet no link da campanha.

Como se vê o negócio do PT é fazer barulho, principalmente agora com seu líder maior, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, no seu devido lugar. Mas é o povo quem decidirá.

1

MÉDICOS

As treze categorias médicas que vêm pleiteando isonomia salarial dentro do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) voltaram a paralisar os serviços de urgência, emergência e procedimentos eletivos ontem, terça-feira, 22, dentro da unidade hospitalar. Organizados pelo sindicato da categoria (Sindimed), os médicos realizaram ato em frente a ala administrativa do Huse e declararam possibilidade de greve caso o governador, Belivaldo Chagas [PSD], não apresente uma solução para as diferenças salariais entre médicos que atuam nos mesmos regime e horário.

 2

GANHANDO MENOS

De acordo com o vice-presidente do Sindimed, Helton Monteiro, a diferença salarial com gratificação, em alguns casos, chega ao patamar de R$ 10 mil reais. “Existem médicos do concurso de 1994 ganhando menos que gente do concurso de 2009. Profissionais que atuam no mesmo local, mesmo horário, com as mesmas funções, e recebendo salários diferentes”, reclama o sindicalista. A categoria tem o apoio de alguns médicos da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes que, segundo o sindicato, passam pela mesma situação.

3

FORÇA NAS ELEIÇÕES

O presidente Michel Temer autorizou o uso das Forças Armadas para os dias de votação e apuração das eleições deste ano. Ele assinou  um decreto que será publicado hoje, 22, no Diário Oficial. O efetivo uso das Forças Armadas, no entanto, dependerá de solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

4

DECRETO

 “Fica autorizado o emprego das Forças Armadas para a garantia da votação e da apuração das eleições de 2018. […] As localidades e o período de emprego das Forças Armadas serão definidos conforme os termos de requisição do Tribunal Superior Eleitoral”, diz o decreto.

5

VOTAÇÃO

Os eleitores irão às urnas no dia 7 de outubro, para votar em candidatos a deputado estadual/distrital, deputado federal, senador, governador e presidente da República. Em caso de candidatos a governador ou a presidente irem ao segundo turno, os eleitores votam novamente no dia 28 de outubro.

6

RAINHA

O maior concurso de beleza feminina do interior do Estado de Sergipe está com as suas inscrições prorrogadas. Isso mesmo! Quem quiser participar corre lá no site www.lagarto.com.br, ate´ as 23h59min do dia 24 de maio de 2018.

7

CONDIÇÕES

A candidata interessada deverá preencher aos seguintes requisitos: ter entre 14 e 22 anos completos até a data final do Concurso; ser residente do município de Lagarto há, no mínimo, 5 anos; ser solteira; e não ter filhos.

8

COMPROMISSO

Todas as candidatas, no ato da inscrição, firmarão um compromisso formal com o Concurso, no qual cedem os direitos de imagem relativos à divulgação e publicidade da festa, por tempo indeterminado e sem ônus.

9

OITO DE MARÇO

Moradores do Assentamento 8 de Março, em Itaporanga D’Ajuda apelam ao prefeito Otávio Sobral que viabilize a reforma do imóvel da Associação dos Assentados no Projeto de Assentamento 8 de Março, a fim de que possam realizar atividades num espaço digno. Lembram que contribuem com o desenvolvimento do município e Estado.

10

MARUIM

Com uma população estimada de 17.297 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Maruim conta agora com plantão médico 24 horas no hospital Nossa Senhora da Boa Hora. A medida visa ampliar o atendimento médico à população, sobretudo em caso de urgência.

11

EQUIPAMENTOS

O hospital de Maruim possui sala de estabilização e reanimação, além de materiais relacionados aos procedimentos de urgência. O município de Maruim também possui sete equipes de Programa Saúde da Família, além de profissionais de diversas especialidades como clínico geral, ginecologista, obstetra, pediatra, psiquiatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicóloga, entre outros.

1

BURACARIA

Motoristas que são obrigados a utilizar a Avenida Doutor Lauro Porto que liga a capital sergipana as BRs-235 e 101, passam um sufoco danado por conta dos buracos. Quem sabe se um dia o diretor presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe, Antônio Vasconcelos, passar por lá e cair num buraco, quando acordar, não providencia o conserto. Vamos esperar.

Por Cláudio “Botafogo” Messias

sua foto do perfil, A imagem pode conter: Amaral Cavalcante