Receba as novidades em seu e-mail!

Breaking News
Sociedade

José Firmo é o novo cidadão sergipano


Por iniciativa da deputada Ana Lúcia Vieira (PT), o ambientalista e coordenador do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, José Dias Firmo dos Santos, recebeu na tarde desta segunda-feira, 17 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Título de Cidadão Sergipano. Natural do município baiano de Jiquiriçá, o homenageado é graduado em Ciências Contábeis Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe e especialista em Gestão Urbana e Planejamento Municipal, também pela UFS.

José Firmo durante o discurso

José Firmo durante o discurso

Emocionado com a homenagem, José Firmo destacou que não esperava. “Foi uma surpresa e desde o dia que eu soube que o mandato da deputada Ana Lúcia havia proposto o título e os deputados aprovado,  que a emoção é muito grande porque faz parte do que eu faço hoje, da minha militância aqui no Estado de Sergipe”, ressalta o homenageado que vive em Sergipe desde 1981.

 

 

No discurso, Firmo lembrou a importância dos movimentos sociais para conhecer os problemas enfrentados pela população em todo o Estado.

Deputada Ana Lúcia reconhece trabalho de Firmo

Deputada Ana Lúcia reconhece trabalho de Firmo

“Para mim ser sergipano é um conjunto de coisas que foram acumulando ao longo dos 35 anos que estou aqui. Com a militância social você vai conhecendo os problemas do Estado e fazendo com que a gente se sinta sergipano. Trabalho há 25 anos na Universidade Federal de Sergipe, uma instituição forte, o que faz com que a gente também conheça o Estado. Outra coisa é a constituição da família. Minha esposa Ivaci é sergipana, assim como meus três filhos e meu neto Joaquim. Todos esses fatores me fazem se sentir sergipano de alguma forma”, ressalta agradecendo aos deputados e principalmente à deputada Ana Lúcia.

“Nesta Casa eu vim várias vezes, mas é o mandato da deputada Ana Lúcia que mais traz pessoas, envolvendo a população sergipana e atuando junto aos movimentos sociais. Em termos de parceria com o Fórum em Defesa da Grande Aracaju, sempre que precisamos do apoio do mandato dela, ela nos apoia. Respeito todas as formas de atuação dos demais deputados e não critico, cada um tem a sua maneira de atuar, mas sei reconhecer o trabalho da deputada Ana Lúcia, não por estar recebendo o título, mas pela forma como desenvolve o mandato aqui nesta Casa”, finaliza.

Esposa e amigos de Firmo prestigiaram a homenagem

Esposa e amigos de Firmo prestigiaram a homenagem

De acordo com a deputada Ana Lúcia, José Firmo dos Santos tem dado grande contribuição nas lutas sociais, sindicais e principalmente na pauta ambiental.

“Firmo já é sergipano de coração pela contribuição que ele vem dando nesses últimos 25 anos à sociedade sergipana. Primeiro como trabalhador, depois como militante social e sindical, e ambientalista. Criou o Fórum em Defesa da Grande Aracaju, conhece a cidade profundamente. É uma pessoa que se especializou na questão do planejamento urbano, é contador, técnico da Universidade Federal de Sergipe e chegou ao Estado aos 15 anos, estudou na rede pública, ingressou na UFS e passou no concurso de técnico. Portanto, contribui como intelectual, como militante sindical desde o movimento estudantil. Na Zona de Expansão tivemos vários trabalhos em conjunto e toda a luta se a área é de São Cristovão ou de Aracaju, ele liderou.  São vários os momentos que estivemos lado a lado em várias frentes de batalha. É mais do que merecido ele ser reconhecido como sergipano”, entende.

Homenageado

Deputada Maria Mendonça

Deputada Maria Mendonça acompanhou a Sessão Especial

José Dias Firmo dos Santos, nasceu na cidade de Jiquiriçá em 1966. Graduado em Ciências Contábeis – Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe e especialista em Gestão Urbana e Planejamento Municipal pela UFS. É servidor da UFS desde 1994 e foi vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da UFS (SINTUFS), no período de 2002 a 2004, e representante dos trabalhadores no Conselho Universitário (CONSU), por duas vezes. Foi perfeito da Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, da UFS e Ouvidor Geral da UFS entre 2012 e 2016.

Coordenador e um dos fundadores do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, organização que discute as questões ambientais e urbanas da região; é membro do Conselho Estadual do Desenvolvimento Urbano (CEDURB), representando os trabalhadores; é um dos fundadores e atual presidente da Associação Desportiva, Cultural e Ambiental do Robalo (ADCAR), que desenvolve ações em favor de melhorias da educação, saúde, segurança e infraestrutura para o Robalo e região; e é um dos coordenadores da Frente Ampla em Defesa da Zona de Expansão (FAZE).

Vereador Lucas Aribé representou a Câmara

Vereador Lucas Aribé representou a Câmara

Firmo foi também presidente da Associação dos Moradores e Amigos dos Povoados Robalo e São José, por três mandatos (1999 a 2001, 2001 a 2003, 2005 a 2007); atuou como colaborador na fundação da Cooperativa de Pesca e Construção Naval (NAVPESCA), na organização dos pescadores do Mosqueiro, tendo sido, inclusive, membro do primeiro Conselho Fiscal; membro do Conselho Local de Saúde da UBS Santa Terezinha, tendo sido presidente por três mandatos; integrante do Conselho Gestor da Escola Tênisson Ribeiro, representando os pais de alunos; delegado do Orçamento Participativo da Prefeitura de Aracaju, em todas as edições, eleito pela comunidade; além de delegado eleito para várias conferências municipais de saúde.

 

Representantes de associações de moradores participaram do evento

Representantes de associações de moradores participaram do evento

A mesa foi composta pelos deputados.Garibalde Mendonça (PMDB), Ana Lúcia Vieira (PT) e Georgeo Passos (PTC), além do vereador Lucas Aribé (PSB), representando a Câmara Municipal de Aracaju. A deputada Maria Mendonça (PP), também participou da homenagem.

Amigos e familiares de José Firmo participaram da Sessão Especial no plenário da Alese.

.