Cidade

Iran participa de lançamento da Frente em Defesa de um Plano Diretor Popular


Audiência reunião várias representações da sociedadeAudiência reunião várias representações da sociedadeO vereador Iran Barbosa, do PT, participou, na noite da quinta-feira (09), na Sociedade Semear, da audiência pública de lançamento da Frente em Defesa de um Plano Diretor Popular, que reúne diversas entidades da sociedade civil organizada, a Central Única dos Trabalhadores e alguns mandatos, a exemplo de Iran, Lucas Aribé (PSB) e da deputada Ana Lúcia (PT). Na audiência, foi realizado um debate com o tema “Plano Diretor Popular: e se a cidade fosse sua?”.

A Frente tem se organizado para buscar aglutinar o maior número de representações da sociedade civil e a população, de uma forma geral, a fim de instrumentalizar a participação qualificada desses setores nas audiências públicas que já estão agendadas pela Prefeitura de Aracaju e que vão discutir o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da capital sergipana, que espera por revisão desde 2000. As audiências começam já na próxima segunda-feira, 13/7 e vão até o dia 23/7, exceto no final de semana.

“O nosso objetivo é de chamar as pessoas para discutir o direito à cidade, tendo em vista à revisão do Plano Diretor de Aracaju que está em curso. Ele deve ser um instrumento político que visa planejar e regulamentar o crescimento da cidade de forma sustentável e queremos a contribuição de todos para, juntos, propormos uma cidade mais inclusiva, participativa e democrática”, explicou Rodrigo Machado, representante do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, que participa de Frente e foi um dos palestrantes da audiência na Semear.

Participação qualificada

Vereador Iran deu a sua contribução para o debateVereador Iran deu a sua contribução para o debatePara o vereador Iran Barbosa, a participação popular qualificada é de fundamental importância na discussão e elaboração de um plano diretor que espelhe realmente os anseios da população e a construção de um projeto de cidade que atenda a esses anseios, regulamentando o crescimento da cidade a partir das reais necessidades da coletividade.

“É importante a iniciativa da formação dessa Frente em Defesa de um Plano Diretor Popular, a qual tem o meu apoio, porque é a partir da participação ativa das entidades representativas da sociedade civil e das pessoas nas audiências públicas que vamos poder construir um Plano Diretor plural e participativo”, disse o parlamentar.

“É preciso que o povo participe e possa inserir suas propostas da cidade que desejam viver na formulação do projeto de Plano de Diretor que iremos discutir e votar lá na Câmara Municipal em setembro, segundo aponta a Prefeitura de Aracaju. Portanto, é preciso que esse projeto tenha a cara do povo aracajuano e reflita os seus verdadeiros anseios e necessidades, não os de grupos econômicos, que querem a cidade apenas para especulação e para o lucro. Queremos uma cidade humanizada e que sirva, em primeiro lugar, às pessoas”, defende o petista.

 

Por GEORGE W. SILVA


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *