Câmaras Municipais

Iran Barbosa destaca importância da luta dos trabalhadores domésticos


Vereador Iran, na tribuna da Câmara, reforça papel dos sindicatos na luta dos trabalhadoresVereador Iran, na tribuna da Câmara, reforça papel dos sindicatos na luta dos trabalhadoresEm Sessão Especial realizada nesta segunda-feira, 24, na Câmara Municipal de Aracaju, antecipando a celebração do Dia Nacional da/o Empregada/o Doméstica/o (27 de abril), o Vereador Iran Barbosa (PT) saudou toda a categoria e destacou a importância destes trabalhadores se organizarem em seu sindicato para fazer avançar a garantia pelos direitos conquistados.

Proposta pela Vereadora Emília Corrêa (PEN), a Sessão Especial contou com as participações de Ricardo José Carneiro, procurador do Ministério Público Federal do Trabalho; Sandro Bruno dos Santos, gerente da Ultragaz em Sergipe, e Sueli Maria de Fátima Santos, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas de Sergipe (Sindidomésticos).

Enaltecendo a luta histórica travada pela doméstica e sindicalista Sueli Maria para organizar a categoria em Sergipe, Iran Barbosa lembrou que, mais do que nunca, os trabalhadores, não só domésticos, devem fortalecer os seus sindicatos.

“Os sindicatos e aqueles que fazem a luta sindical têm sido atacados duramente, inclusive, em determinados momentos da legislatura passada, de forma covarde dentro desta Casa. Mas fica mais do que evidente, tendo como exemplo o avanço de direitos por parte dos trabalhadores domésticos, que é através do seu sindicato que qualquer categoria profissional consegue enfrentar e subverter a exploração no mundo do trabalho”, afirmou Iran.

“Sem os sindicatos, não há como fazer o enfrentamento legal, justo e necessário no mundo do capital em que os trabalhadores são a parte mais fraca dentro da relação”, completou.

Sindicatos fortes

Iran Barbosa acompanha a fala da sindicalista Sueli MariaIran Barbosa acompanha a fala da sindicalista Sueli MariaIran Barbosa reforçou a necessidade de fortalecimento das instituições sindicais, apontando o atual momento político e econômico vivido pelo Brasil, onde um projeto de desmonte dos direitos trabalhistas vem sendo colocado em andamento pelo atual governo golpista de Michel Temer e seus apoiadores no Congresso Nacional.

“Estamos assistindo a ataques frontais aos direitos da classe trabalhadora. E os trabalhadores domésticos mal acabaram de conquistar a ampliação dos seus direitos, que lhes foram negados por séculos e até bem recentemente, estão na iminência de perdê-los”, disse, referindo-se às reformas Trabalhista e Previdenciária propostas pelo atual governo, que praticamente destrói a CLT e vários direitos trabalhistas.

O vereador petista enfatizou, ainda, que foi preciso que dois presidentes (Lula e Dilma Rousseff) ligados historicamente à luta dos trabalhadores chegassem ao comando do país para que, finalmente, os direitos assegurados constitucionalmente aos demais trabalhadores brasileiros fossem também estendidos aos domésticos.

“Foi preciso que um operário e uma mulher chegassem à presidência da República para que os direitos dessa importante categoria fossem efetivamente reconhecidos. Não dá para falar em trabalhadores e trabalhadoras domésticas sem fazer essa menção”, ressaltou Iran Barbosa.