Servidores

Ipesaúde precisa de melhorias, defende Georgeo Passos


O deputado estadual Georgeo Passos, PTC, participou de uma audiência na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa que levou o diretor-presidente do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe –  Ipesaúde –, Christian Oliveira, para prestar informações sobre a instituição.

Ao final da palestra proferida pelo gestor, Georgeo fez questionamentos e comentários sobre a instituição. Para ele, o Ipesaúde precisa investir em melhorias. “O Ipes tem que investir ao máximo para oferecer bons serviços aos servidores públicos que são beneficiários do instituto”, analisou. “Recebemos queixas de usuários do Ipesaúde sobre a demora na marcação de consultas e exame, por exemplo. É preciso investir em estrutura para ampliar o atendimento e diminuir filas. Por que não usar a tecnologia para facilitar a marcação de consultas? É preciso evoluir em estrutura e também em contratação de pessoal concursado”, afirmou o deputado.

Projeto

No último mês de abril, a Assembleia Legislativa aprovou uma lei que modificava dispositivos na Legislação que dispõe sobre o Ipesaúde. Entre os principais pontos estava a possibilidade de adesão ao plano para os servidores comissionados e também o pagamento de uma alíquota para os dependentes do contribuinte.

Georgeo Passos lembrou dessas mudanças e questionou o diretor presidente sobre a expectativa de crescimento da receita. Com o projeto, esperava-se que R$ 2,5 milhões fossem acrescidos mensalmente nas receitas da instituição. Segundo Christian, essa perspectiva ainda não foi materializada. “Mas isso deve se concretizar a medida que novos usuários ingressarem no Ipesaúde”, garantiu.

O deputado questionou ainda sobre a contribuição cobrada do 13º salário dos servidores e se não haveria a possibilidade que as parcelas sejam reduzidas para 12. O diretor-presidente lembrou que esse modelo está previsto em Lei. “A contribuição do Ipes é baseada na receita do servidor. Para migrar, é preciso estabelecer uma tabela de contribuição, como os planos privados possuem”, respondeu Christian.

Gilson Andrade questiona presidente do Ipesaúde

Em reunião  com o diretor-presidente do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), Christian Oliveira, que esteve na Assembleia Legislativa de Sergipe para apresentar o planejamento de mudanças sobre os efeitos da Lei nº8.101/2016, o deputado Gilson Andrade (PTC) fez alguns questionamentos ao diretor do instituto. Na oportunidade o parlamentar disse não acreditar em tudo que foi colocado pelo diretor do Ipes em termos de melhorias e avanços se deva a aprovação do projeto que cobra a mensalidade dos dependentes do Ipes.

“O Ipes ao longo dos anos foi usado politicamente e sucateada as unidades de atendimento com o objetivo de terceirização dos serviços, exemplo disto é que o último concurso realizado foi em 1994, há exatos 22 anos. Concordo que com a implementação do protocolo de normas haverá a redução de custos, mas, gostaria de saber qual o percentual atual dos pacientes que são atendidos pela rede credenciada e pelas unidades e qual a previsão do próximo concurso para todos os cargos no Ipes. É necessário que haja uma fiscalização em termos de credenciamento para o órgão se proteger”, salientou e também questionou quando haverá a reforma na unidade do Ipes localizada no município de Estância. “Tendo o Hospital da Polícia Militar como porta de entrada houve a redução de custos em 400 mil reais por mês, desta forma, se outras medidas também fossem tomadas não haveria a necessidade de aprovação do projeto referente a cobrança de taxa de contribuição dos dependentes”, destacou.

 

Maria defende que Ipesaúde atenda as demandas dos servidores

A deputada Maria Mendonça (PP) defendeu que o Ipesaúde volte a atenção e garanta atendimento de qualidade aos servidores que contribuem, mensalmente, com parte dos seus salários para ter acesso ao serviço médico e odontológico da instituição. “O nosso desejo é que a direção do Ipesaúde cuide de atender aos que são a razão de existir da instituição, que é o funcionalismo”, disse a deputada, ao participar de audiência pública com o presidente do Ipesaúde, Crhistian Oliveira, na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Ela destacou que a presença de Crhistian foi importante para expor a real situação da instituição, bem como discutir os vários fatores que a levaram ao atual quadro de dificuldades. “Na primeira quinzena de fevereiro apresentamos um Requerimento, exatamente, com o objetivo de termos esses esclarecimentos. A nossa solicitação demorou ser aprovada, mas agora, tivemos a oportunidade de ouvi-lo na Comissão de Saúde”, afirmou Maria, ressaltando que o seu propósito é sempre o de bem servir à coletividade e ver os anseios dos trabalhadores atendidos.

27 junho, 2016 10:22

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *