Agricultura

Investimentos em SE são discutidos com ministro da Pesca


Verba beneficia as regiões do Baixão Francisco e Sul de SE
(Foto: Assessoria Imprensa)

Na manhã desta terça-feira,14, o deputado federal Fábio Reis, o presidente da Codise, Sérgio Reis, o diretor de industrialização do órgão, Carlos Tadeu, e o chefe de gabinete, Rosman Pereira, discutiram com o ministro da Pesca e Aquicultura, Hélder Barbalho, a implantação do Plano Safra, no qual o Governo Federal irá fazer investimentos na ordem de R$ 2 bilhões e no atrativo de indústrias de beneficiamento e processamentos de pescados para a região do Baixo São Francisco e a região Sul do estado de Sergipe.

O deputado federal Fábio Reis (PMDB-SE) cobrou celeridade no convênio entre o Ministério da Pesca e a antiga Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) para a construção de um novo terminal pesqueiro público. Segundo o ministro, o projeto está em andamento aguardando apenas que as readequações solicitadas sejam feitas e encaminhadas ao ministério.

O parlamentar defende que a experiência do Pará no segmento pesqueiro é um bom exemplo a ser seguido pelo estado de Sergipe. “O Pará é um dos maiores produtores de pescado e possui grandes empresas na área, inclusive exportadores de pescado”, frisou.

O presidente da Codise, Sérgio Reis, também propôs parcerias no sentido de atrair novas formas de incentivo na produção de pescados, a exemplo da criação de surubim em tanques-rede, visto que é uma espécie de pescado que tem um valor agregado superior aos atuais, que são produzidos nas comunidades ribeirinhas.

“Essa parceria entre a Codise e a superintendência de aquicultura e pesca vai gerar uma melhora na qualidade de vida e distribuição de renda, agregando valor aos produtos que são comercializados em escala industrial”, disse Sérgio.

O ministro garantiu ao deputado que irá a Sergipe para que, junto com o governador Jackson Barreto, possam assinar o convênio para que o estado possa executar essa obra de grande envergadura e de interesse social.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *