Servidores

Inscrições para o Revalida terminam nesta sexta-feira, 4


Para participar é preciso ser brasileiro ou estrangeiro
Para participar é preciso ser brasileiro ou estrangeiro (Foto: Agência Brasil)

Médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil devem se inscrever para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) até sexta-feira, 4. A prova, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é direcionada a estrangeiros formados em medicina fora do Brasil e também a brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão aqui.

Para participar é preciso ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil e ter diploma médico expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo seu Ministério da Educação ou órgão equivalente, e autenticado pela autoridade consular brasileira. O participante precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e diploma digitalizado para concluir a inscrição. O Inep não aceita declarações de conclusão do curso e documentos similares em substituição ao diploma.

O sistema de inscrição pode ser acessado por meio do portal do Inep. Durante a inscrição, o participante deve solicitar atendimento especializado ou específico, se necessário; fazer upload de arquivo no formato PDF, em tamanho máximo de 2MB, contendo a digitalização frente e verso do diploma, incluindo o selo consular na imagem; indicar a universidade pública brasileira (dentre as que aderiram ao Revalida) pela qual quer a revalidação; e escolher a cidade onde realizará a primeira etapa, de acordo com o limite da capacidade dos locais de prova. Nesta fase, haverá aplicação em Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A inscrição só é concluída após o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 150, gerada ao final da inscrição, e a homologação da cópia do diploma pelo Inep. O pagamento da taxa pode ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, nos horários de atendimento e compensação bancária de cada um. Alterações dos dados cadastrais, do local de provas e do arquivo do diploma só serão aceitas durante o período de inscrição. Pessoas que quiserem ser tratadas pela identidade de gênero podem solicitar atendimento pelo nome social entre 14 e 18 de agosto, por meio do Fale Conosco do portal do Inep. A página do participante do Revalida 2017 contém mais informações, como cronograma, horário das provas e dicas.

Provas 

A primeira etapa do Revalida será aplicada em 24 de setembro. É uma avaliação escrita, composta de uma prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha e uma prova discursiva, com cinco questões. Os participantes têm cinco horas para resolver a parte objetiva, pela manhã (das 8h às 13h), e três horas para realizar a discursiva, no período da tarde (das 15h às 18h). Os participantes aprovados deverão confirmar a inscrição para a segunda fase entre 6 e 9 de novembro.

A segunda etapa, que ocorrerá em 10 e 11 de março de 2018, é uma avaliação de habilidades clínicas. O candidato precisa executar atividades para uma banca examinar suas habilidades referentes ao exercício da função médica. Para isso, percorre dez estações resolvendo tarefas como a investigação de história clínica, a interpretação de exames complementares, a formulação de hipóteses diagnósticas, a demonstração de procedimentos médicos, e o aconselhamento a pacientes ou familiares. A prova prática será aplicada em dois turnos: das 9h às 13h e das 14h30 às 19h (horário de Brasília). A taxa de inscrição é de R$ 450.