Deus & Fé

Igreja de Maruim é reconhecida como Patrimônio Nacional pelo Iphan


Reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União.

Igreja de Senhor dos Passos foi fundada em 17 de março de 1862.

Do G1 SE

Igreja de Maruim é reconhecida  como Patrimônio Nacional  (Foto: Keizer Santos / Prefeitura de Maruim)Igreja de Maruim é reconhecida como Patrimônio Nacional (Foto: Keizer Santos / Prefeitura de Maruim)

O município de Maruim, distante a 30 km de Aracaju, passa a contar com o seu primeiro Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Igreja Matriz de Nosso Senhor dos Passos. O reconhecimento foi consolidado a partir da publicação no Diário Oficial da União, em edital assinado pela presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado.

Com o reconhecimento oficial, quaisquer intervenções no entorno e no prédio da igreja, devem ser comunicadas à Superintendência Estadual do Iphan, situada na Praça Camerino, 225, no Bairro São José, em Aracaju. Além disso, os bens móveis e integrados à igreja, bem como os que estão na casa paroquial, serão resguardados pelo Instituto.

O objetivo principal do tombamento é garantir que o bem cultural seja protegido, evitando assim a sua destruição e descaracterização.

“Além da visibilidade, salutar ao turismo, outra garantia que temos a partir desta decisão é que nosso patrimônio será preservado por longos e longos anos”, disse o prefeito prefeito de Maruim, Jeferson Santana.

De acordo com o Livro de Tombo do Iphan, até 2013, em Sergipe, apenas Brejo Grande,Divina Pastora, Itaporanga D’ Ajuda, Estância, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Riachuelo, Santo amaro das Brotas, São CristóvãoTomar do Geru possuíam bens culturais reconhecidos. Esse reconhecimento leva-se em conta os aspectos arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende, outra necessidade com o reconhecimento nacional, é a promoção de cursos de Educação Patrimonial em parceria com o Iphan. “Devemos formar pessoas, que saibam lidar com o seu patrimônio, essa riqueza cultural é nossa!”, destacou.

Igreja Matriz
A igreja de Senhor dos Passos foi fundada em 17 de março de 1862, mas, a sua construção somente foi iniciada no ano de 1848, por intermédio do de João Gomes de Mello, o Barão de Maruim. A igreja, que apresenta um estilo barroco, é o primeiro prédio do município tombado pelo Patrimônio Nacional. A partir do Decreto nº 4.988, de 25 de abril de 1981, do Governo do Estado de Sergipe, a Igreja Matriz de Maruim já havia sido tombada e incorporada ao patrimônio estadual.

*Com informações da Prefeitura de Maruim


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.