Polícia

IDOSOS SÃO PRESAS FÁCEIS: PILANTRAS APLICAM GOLPES EM APOSENTADOS


Idosa é vítima em golpe por telefone e tem prejuízo de quase R$ 3 mil

Dois casos de golpes aplicados através de ligações telefônicas foram registrados nessa quarta-feira (10) na Delegacia Plantonista. Em um dos casos a vítima foi uma idosa de 66 anos, que recebeu a ligação de um homem se passando por representante de uma rede de cartões de crédito.

 

De acordo com os relatos da vítima à polícia, o homem se identificou como Claudio e informou que seu cartão havia sido clonado e que havia sido realizada uma compra em uma empresa aérea no valor de R$ 1.100. A idosa também relatou que o suposto funcionário informou todos os seus dados pessoais e em seguida solicitou o número do cartão para poder bloquear.

 

A vítima revelou que diante de tantas informações que o rapaz tinha a seu respeito ela confiou e forneceu o número de um de seus cartões, o homem então informou que não era aquele número. A idosa chegou a passar a numeração de mais quatro cartões, todos com o código de segurança, e somente no último o suposto atendente disse se tratar do cartão que havia sido clonado. O homem chegou a fornecer um número de protocolo e avisou que ligaria no dia seguinte para informar quem poderia ter efetuado a compra da passagem.

 

Menos de 1 hora após a ligação, a vítima relatou que começaram a chegar mensagens seu celular de compras efetuadas pelos cartões no valor de R$912,60. R$ 1.868,90 e ainda tentaram comprar no cartão no valor de mais de R$ 1.600, mas não conseguiram. Imediatamente a idosa ligou para a operadora dos cartões e informou o fato e de imediato solicitou o bloqueio sob protocolo.

 

Outro golpe

 

No segundo caso a vítima foi um homem de 37 anos, que recebeu uma ligação de um número inibido, onde um homem se identificou como funcionário de uma operadora de telefonia e informando que o mesmo havia ganhado R$ 50.000. O homem também informou que para resgatar o prêmio, era preciso depositar R$ 40, na lotérica, em uma conta da Caixa Econômica.

 

Ainda segundo relato da vítima em seu boletim de ocorrência, o depósito foi feito na conta de uma mulher e confirmado com o suposto atendente que solicitou mais um depósito, desta vez no Banese no valor de R$ 190. A vítima contou que se negou a depositar, então o homem disse que ligaria no dia seguinte para que fosse feito uma nova transferência. O homem ainda pediu o CPF, o número do cartão e por último a senha do cartão do Banese. Nesse momento a vítima relatou que ficou desconfiado e desligou o telefone.