Cidade

Força-tarefa visita cerca de 700 imóveis no bairro América


Desta feita foi a vez do bairro América, receber mais uma força-tarefa de combate ao Aedes aegypti. Os agentes se concentraram na Unidade de Saúde da Família (USF), Joaldo Barbosa, e pouco depois das 8h da manhã seguiram pelas ruas do bairro, fazendo o trabalho de eliminação dos focos do mosquito e orientando os moradores quanto à prevenção e controle do vetor da Dengue, Zika e Chikungunya. A ação contou com cerca de 30 profissionais, e mais de 700 imóveis foram visitados.

Segundo o coordenador de Campo do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Elielson Rodrigues, a intensificação no bairro América seguiu o cronograma normal, montado para visitar cada bairro em sua totalidade, a cada dois meses. “O trabalho não para. Todos os finais de semana estamos em algum bairro da capital mobilizados na luta contra o mosquito, fazendo a eliminação de locais que sejam propícios à proliferação do Aedes aegypti, e orientando os moradores, pois eles devem ser o agente de saúde de suas residências. As visitas acontecem periodicamente, mas se o morador permanecer em constante vigilância, acreditamos que teremos resultados ainda mais positivos no combate ao mosquito” destacou.

Fotos: Ascom/SMS
clique para ampliarFabiana Santana
clique para ampliarMaria de Lourdes
clique para ampliar
clique para ampliar

 

A aposentada Maria de Lourdes Oliveira recebeu a visita dos agentes, e elogiou o trabalho. “Eles fiscalizaram tudo, olharam a lavanderia, a caixa d’água, e os vasos de plantas. Isso é muito bom, porque se nos esquecermos de algum lugar, da vista deles não passa nada, até mesmo porque eles são capacitados para isso. Me sinto mais segura com a visita deles”, destacou.

A operadora de caixa Fabiana Santana destacou que a persistência dos agentes nas visitas e no trabalho de orientação, demonstra a seriedade da situação. “É um mosquito pequeno, mas que pode trazer problemas enormes, pois além da Dengue, também transmite Zika vírus e febre Chikungunya. Com a visita dos agentes, fiscalizando e orientando, é possível perceber que a proliferação do mosquito é coisa séria. Eu tenho uma filha pequena e me preocupo muito, tenho todo o cuidado aqui em casa, mas se a vizinhança não tiver também, não adianta, por isso é necessária a visita dos agentes, para garantir que todos estejam agindo da forma correta para não deixar locais que possam ser focos do Aedes aegypti“, afirmou.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal do Controle do Aedes aegypti,Taíse Cavalcante, a força tarefa realizada aos sábados tem surtido muito efeito o que pode ser comprovado através dos resultados do 2º e 3º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa)  de 2016.”Os números divulgados em abril e maio  apontam que o índice de infestação geral na capital foi de 0,9 e 0,8 respectivamente, valor considerado como “baixo risco” ou “satisfatório”, os menores já registrados nos últimos oito anos”.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *