Coluna Aqui & Acolá

Força tarefa deste sábado acontece no bairro Coroa do Meio


Neste sábado, 27, a força tarefa “Todos contra o mosquito” será na Unidade de Saúde Hugo Gurgel do bairro Coroa do Meio. A ação que conta com 130 pessoas, sendo 30 soldados do Exército e 100 agentes de Endemias e de Saúde, estima que sejam visitadas casas, terrenos e estabelecimentos comerciais.

clique para ampliarArte: Ascom/SMS

 

A concentração será a partir das 8h, na própria Unidade de Saúde localizada na Rua Renato Fonseca Oliveira. A coordenadora do Programa Municipal do Controle do Aedes aegypti, Taíse Cavalcante, ressaltou que essa força tarefa no sábado tem como prioridade os imóveis que ficam fechados durante a semana e que a escolha do bairro é de acordo com o índice de infestação apontado pelo Levantamento de Índice Rápido doAedes aegypti (LIRAa).

“Durante a semana é feito todo um trabalho de verificação de focos do Aedes, porém nem sempre encontramos os moradores em casa, por isso que no fim de semana a gente monta uma equipe maior para visitar esses imóveis, ou seja, mesmo com os mutirões se concentrando em um bairro a cada semana, o trabalho dos agentes de Endemias acontece paralelamente todos os dias, em todos os bairros da capital”, afirma Taíse.

 

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador encerra campanha ALERtaí 2016

clique para ampliarFotos: (Ascom/SMS)
clique para ampliar
clique para ampliar

Com o objetivo de conscientizar trabalhadores sobre a importância da prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) realizou o encerramento da campanha “ALERtaí 2016”, promovida em comemoração ao Dia Mundial do Combate às LER/Dort (28/2).

Por meio de módulos sobre coluna vertebral, ombros, punhos e cotovelos, as atividades realizadas durante as quatro quintas-feiras do mês serviram para conscientizar trabalhadores e estudantes sobre as doenças causadas especificamente pelo desempenho de trabalhos com movimentos repetitivos, além de esclarecer as expressões “Lesões por Esforços Repetitivos (LER)” e “Distúrbios Osteo Musculares Relacionados ao Trabalho (DORT), usadas para definir os distúrbios ou doenças do sistema músculo-esquelético-ligamentar, geralmente relacionadas ao trabalho.

Segundo a coordenadora da Rede de Atenção a Saúde do Trabalhador, Karla Magaly Bonfim, o evento cumpriu seu papel social de informar e mostrar na prática como essas doenças se desenvolvem. “Foram quatro semanas de atividades preventivas dentro do que preconiza o protocolo de LER/Dort a cerca da prevenção de doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho, onde recebemos pessoas que sofrem dessas doenças mas não sabem nomear, nossos fisioterapeutas desenvolveram as atividades de forma esclarecedora e muito produtiva”, explica.

O evento contou com a participação de alunos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob a orientação da professora Tereza Raquel Sena.

 

SMS participa do II Seminário Municipal de Políticas sobre Drogas

clique para ampliarFotos: (Ascom/SMS)
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar

Aa Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou do II Seminário Municipal de Políticas sobre Drogas, que acontece até amanhã, 26, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento reuniu diversas secretarias da Prefeitura de Aracaju, além de representantes do Governo Federal, do Ministério da Justiça, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de professores e estudantes de universidades.

Um dos palestrantes da tarde de hoje foi o coordenador da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, Leon Garcia. Segundo ele, o seminário reúne não só a Prefeitura de Aracaju e a Senad, mas também a Universidade Federal de Sergipe. “Queremos trazer também professores da universidade, que vão ajudar a formar os trabalhadores da saúde, da assistência social, da área do trabalho, para pensar como trabalhar melhor com essas pessoas, pois não é fácil trabalhar com esse público. Para fazer um trabalho novo e mais eficiente, é preciso pensar como fazer isso, para não ter uma política que cuida só da saúde, ou só da família ou só da educação, queremos juntar todas essas políticas para atender a necessidade dessas pessoas que usam drogas”, destacou.

De acordo com a referência técnica do comitê do programa “Crack é preciso Vencer”, Laudiane Cláudia dos Santos, o seminário tem a participação de várias secretarias, dos profissionais, estudantes da UFS e dos usuários que fazem o uso de drogas. “O programa que eu atuo aqui em Aaracaju tem o foco na secretaria de defesa social, mas ele é interinstitucional e envolve várias secretarias da prefeitura. Em 2002, criamos um plano municipal de combate ao crack e desse plano nós fizemos a adesão ao projeto Redes, que serve para fortalecer a rede institucional. A partir disso, instituímos os fóruns para todas as secretarias que ofertam o cuidado às pessoas do crack, e através dos fóruns, nós pensamos em realizar esse seminário sobre drogas, trazendo para Aracaju os principais profissionais de referência no Brasil que atuam nessa área. Pensamos em trazer essas pessoas para que a gente qualifique o nosso atendimento e  para pensar novas tecnologias de cuidado, já que é um grande desafio cuidar de moradores de rua que fazem o uso de drogas. Queremos pensar nessas pessoas como seres humanos, pois fazem o uso de drogas, mas são cidadãos”, informou.

O coordenador do Programa de Redução de Danos da SMS, Wagner Mendonça, será mediador de uma mesa redonda amanhã, 25, que falará sobre o movimento das clínicas de álcool e drogas. “Essa foi uma semana intensa na temática de álcool e outras drogas, pois ontem foi inaugurada a Unidade de Acolhimento Adulto, que é uma casa que vai abrigar pessoas em situação de rua que fazem uso de drogas e que são tratadas nos CAPs, e também realizamos o projeto Acolhe Aracaju, que dará oportunidade de geração de renda, cultura, esporte e lazer. E hoje e amanhã estamos reunindo diversos profissionais para que possamos ter conhecimento das realidades e para qualificar as nossas práticas. Esse evento tem pessoas de referência nacional que estão percebendo que Aracaju está num caminho muito bom e que está trazendo bons resultados, pois precisamos compreender que para ter ações mais efetivas é preciso reunir todos esses setores para melhorar cada vez mais nosso atendimento”, pontuou o coordenador.

O coordenador técnico do Programa Institucional de Apoio às Pesquisas de Políticas Públicas sobre Álcool e outras drogas da Fiocruz, Francisco Neto, explica que o Projeto Redes é uma parceria da Senad com a Fiocruz. “Como esse projeto em Aracaju faz parte do projeto Redes, eu venho acompanhando todas as atividades do projeto desde o início, e agora, com o Acolhe Aracaju e com esse seminário, achamos essencial está aqui presente. Esse seminário é importante para pensar no cuidado dessas pessoas que tem algum problema relacionado ao uso de álcool e outras drogas e isso também serve para os profissionais terem boas informações de como atuar com essas pessoas, para que eles não se sintam excluídos ou criminalizados por outras pessoas. A Fiocruz trabalha nesse projeto com uma dimensão de pesquisa e de apoio no fortalecimento dessas políticas públicas”, ressaltou.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *