Aposentados

Estudantes poderão aprender sobre envelhecimento


Noticiário

Ainda não estamos livres do noticiário que relata as maracutaias, escândalos, maldades e apropriações indébitas, ocorridas na Petróleo Brasileiro S/A – Petrobrás, a partir da entrada de indivíduos sem formação de caráter e escrúpulos na direção de uma empresa representativa da sociedade brasileira, tornando-se o seu verdadeiro patrimônio pelo trabalho incansável desenvolvido por trabalhadores convencidos de que faziam o melhor para o nosso país. A cada dia divulga-se impropriedades cometidas que denigrem a imagem de uma organização criada há mais de sessenta anos e sempre representou a competência no desempenho de todas as missões que lhes foram confiadas.

 

Punição

A sociedade brasileira permanece perplexa e inconformada com as ações deprimentes de pessoas que tomaram de assalto a empresa e, também, as que permitiram a prática da corrupção desenfreada e negociações espúrias nas obras de investimento, criadas e programadas para se ter um resultado de fortalecimento da economia brasileira. Particularmente, os aposentados e pensionistas, egressos da Petrobrás, que todo esforço fizeram pelo engrandecimento da empresa, mas ainda sentem pela falta de respeito ao trabalho dignificante que executaram na construção da maior companhia de petróleo da América Latina e destaque no mundo inteiro. A punição dos malfeitores é imperativa!

 

Reivindicações

A aprovação das reivindicações formuladas por aposentados e pensionistas, constantes dos Projetos de Lei sobre atualização e regularização dos proventos das aposentadorias e pensões e extinção do Fator Previdenciário, assim como a PEC – 555/2006, não pode mais ser preterida. Os deputados federais da próxima legislativa têm que demonstrar independência, impedindo a interferência do Poder Executivo, com alegações improcedentes, que faltam recursos financeiros para a efetivação das providências pertinentes. Reafirmamos as informações anteriores: os recursos financeiros existem e estão contabilizados na nossa conta Seguridade Social, conforme registros do Sistema de Administração Financeira (Siafi) do Governo Federal.

 

Mobilidade

Festejou-se o aniversário de Belém que completou dia 12 do corrente 399 anos. Pelo que observamos já existe uma preparação para os festejos dos 400 anos. As manifestações do prefeito Zenaldo Coutinho, indicam que a nossa capital será homenageada com todas as formalidades que o evento exige. Portanto, os aposentados, pensionistas, pessoas idosas e portadores de deficiência, sugerem ao Sr. Prefeito que verifique a questão da mobilidade urbana, a fim de facilitar o deslocamento e movimentação nas ruas de Belém. Igualmente, recomendam que a área educacional seja contemplada com a inserção do ensino sobre o envelhecimento na grade curricular do ensino fundamental.

 

Empréstimo

O empréstimo consignado para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), continua fazendo os estragos na vida dos aposentados e pensionistas. Há dez anos foi instituído sem a preocupação do que poderia advir com o endividamento das pessoas não preparadas para contraí-lo. As organizações financeiras se prepararam e promoveram as ações de propaganda para alcançar o maior número possível de clientes, uma vez que a segurança da operação estava garantida, com o desconto na folha de pagamento. Ofereceram até casa com carro na garagem. Hoje, oferecem crédito até para quem está negativado. Urge, portanto, uma providência para corrigir e impedir o malfeito.

 

Congresso

O Congresso dos Aposentados, Pensionistas e Pessoas Idosas do Estado do Pará, realizado nos dias 13 e 14 do corrente, no Teatro Estação Gasômetro, no horário das 8 às 12 horas, promovido pela Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Estado do Pará (Faappa), com apoio da SECUT/PA e SESC/PA, alcançou os resultados almejados, abordando o tema “O Exercício Diário de Cidadania”, apresentado em uma peça teatral, com abordagem nas áreas de educação, previdência, transporte coletivo e saúde. A inovação na organização do evento, pelo que foi observado, agradou os participantes por facilitar o entendimento da mensagem encenada com ações da vida do cotidiano.

 

Reajuste

O reajuste dos aposentados e pensionistas, participantes do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), novamente será diferenciado. Os que percebem salário mínimo serão contemplados com o percentual de 8,9%, enquanto os que percebem acima do salário mínimo serão aumentados com apenas 6,23%. Mantém-se a discriminação entre segurados de um mesmo Sistema Previdenciário. É inconcebível que se proceda de maneira discriminatória com cidadãos que contribuíram para receber uma aposentadoria digna e são massacrados pela desigualdade na concessão do reajuste dos seus proventos. Repete-se o massacre dos anos anteriores. Os deputados federais e a Presidente Dilma sabem perfeitamente como corrigir o malfeito.

 

Ensino

O governador Simão Jatene, em seu terceiro mandato, não pode deixar de atender as reivindicações para a inserção do ensino sobre o processo do envelhecimento nas grades curriculares dos cursos fundamental e médio. São reivindicações pretendidas desde a sua primeira candidatura no ano de 2002, reiteradas sempre neste espaço e em correspondências dirigidas a sua governadoria. Aguardam-se que as providências sejam recomendadas ao novo titular da pasta de educação.

 

Educação “Educa as crianças e não precisarás castigar os homens”. (Pitágoras). “Educação é o melhor passaporte para a inclusão e o grau de educação de um povo é que indica o quanto este é rico ou pobre”. (Cristovam Buarque).

 

 

Emídio Rebelo Filho

Presidente da Diretoria Executiva – FAAPPA


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *