Cidade

Equipes da SMS estarão atuando durante o Forró Caju 2016


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará presente durante os 12 dias do Forró Caju 2016, que começa neste sábado, 18. Equipes da Rede de Urgência e Emergência (Reue), Vigilância Sanitária e do Programa Municipal de DST/Aids estarão a postos durante todos os dias e noites da festa, para atender a comunidade.

A tradicional festa da cidade contará com posto médico avançado, que terá 12 leitos, dois deles de estabilização para pacientes graves e os demais para pacientes de baixo e médio risco. A cada noite, cerca de 20 profissionais devem estar atuando. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, serviço de apoio supervisão e motoristas.

“Inevitavelmente, quando se tem um evento da grandiosidade que é o Forró Caju, algumas ocorrências acontecem, mas temos uma equipe preparada e capacitada para receber os forrozeiros que porventura necessitarem de atendimento, como acontece todos os anos”, destacou a coordenadora do posto médico avançado de atendimento, Solange Silva.

Prevenção

A equipe do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais também estará presente no Forró Caju. Na Barraca da Prevenção, a estimativa é que sejam distribuídos, durante as 12 noites de festa, 165.600 preservativos, 48 mil géis lubrificantes e 6 mil  preservativos femininos. Seis pessoas estarão trabalhando a cada noite, sempre das 21h às 3h.

O trabalho da equipe da Vigilância Sanitária começa mais cedo. Durante o Forró Caju, a cada dia, 20 fiscais estarão se revezando a partir das 14h. A fiscalização começa com a equipe do gelo formada por quatro pessoas. Os demais começam a atuar a partir das 17h até a madrugada, na área periférica e na parte interna da praça onde será realizada a festa.

Forró na Orla Pôr do Sol registra cinco atendimentos

 A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS), através do Posto Médico Avançando, montado na área do Forró da Orla Pôr do Sol, registrou cinco ocorrências médicas, sendo uma por alcoolismo e quatro por outros motivos.
O movimento foi considerado tranquilo pela coordenadora do posto, Solange Silva. “Este é um registro positivo. Estávamos com uma equipe multiprofissional preparada para atender vítimas tanto de situações básicas, quanto complexas, mas ainda bem que não foi preciso a utilização de todos os serviços os quais disponibilizamos para assistência dos forrozeiros que assim necessitassem”, destacou.
Esta foi a terceira edição do evento, que marca a abertura dos festejos juninos na Orla Pôr do Sol, uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semict).  A festa teve objetivo é prestigiar os aracajuanos que residem na Zona de Expansão, e este ano contou com uma atração nacional: a banda Mastruz com Leite.

Prefeitura de Aracaju participa de seminário sobre Diabetes

clique para ampliarFotos: Ascom/SMS
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliarA coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Adulto e do Idoso, Patrícia Ribeiro, e Luiza Borges

Aconteceu no auditório da Faculdade Estácio de Sergipe (FASE), o I Seminário de Diabetes promovido pela instituição. A  responsável pela palestra de abertura foi a consultora técnica do Programa Municipal de Saúde do Adulto e Idoso, Carla Raquel Oliveira, abordando a epidemiologia da diabetes e o fluxo de atendimento no município de Aracaju.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Adulto e do Idoso, Patrícia Ribeiro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), busca estar sempre envolvida com as atividades dos acadêmicos. “Muitos desses estudantes, já atuam como estagiários nas Unidades de Saúde da Família, e terão elas como realidade de trabalho no futuro. Então, esta aproximação é muito importante para que tenhamos cada vez um serviço melhor para a população”, destacou.

A professora do curso de Enfermagem, Luiza Nauane Borges, destacou que a faculdade conta sempre com parcerias, tanto do poder público quanto privado para que os alunos possam compreender a aplicabilidade do que eles absorvem na faculdade. “Faz parte do nosso plano pedagógico, essa inserção do aluno na sociedade, sendo estimulado a identificar quais as demandas dessa sociedade para que a gente possa intervir, de forma que a gente perceba o que a população precisa de fato. Um das nossas estratégias é a criação de um ambulatório que será aberto ao público. As atividades devem ter início já no próximo semestre”, afirmou.

Para a estudante do 8º período de Enfermagem, Ueslânia Maria da Silva, a participação dela no evento amplia os conhecimentos acadêmicos. “O seminário é uma ótima estratégia para aperfeiçoar nosso conhecimento, estendendo a relação tanto com nossos colegas quanto com profissionais especialistas nas mais diversas áreas. Sem dúvida alguma isso será um diferencial no meu currículo”, pontuou.

 


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *