Geral

Emsurb trabalha para garantir cidade limpa e com qualidade de vida


Os primeiros 100 dias do prefeito Edvaldo Nogueira foram de muito trabalho e dedicação. Afinal, diante do que foi encontrado no início do mandato, essa seria a fórmula para melhorar a situação da cidade. O restabelecimento dos serviços de coleta de lixo e limpeza urbana, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem sido uma de suas prioridades. Outras atividades, como ampliação das áreas verdes e limpeza de canais também figuraram o rol de ações desenvolvidas neste início de gestão. 

Para garantir a execução destes serviços, a Emsurb se reestrutura a fim de avançar na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população aracajuana. Para o diretor-presidente, Mendonça Prado, toda a equipe está engajada na reconstrução da empresa e da cidade como um todo. “Estamos seguindo as determinações do prefeito e o momento pelo qual nossa cidade passa é delicado, por isso revisamos os contratos vigentes e auditamos nossa folha de pagamento. Delineamos e formatamos vários projetos para que, após esse período inicial, sejam executados a curto e médio prazo. Tivemos problemas relacionados à continuidade de alguns serviços, cujos contratos foram iniciados na gestão anterior e, por questões de ordem jurídica, estão sofrendo mudanças e reformulações”, explica Mendonça Prado.

O ordenamento do comércio ambulante, as melhorias dos mercados centrais e dos bairros e as demais áreas de comercialização de produtos, como as feiras livres, também são preocupação constante da Emsurb. “Estamos formulando parcerias com empresas privadas para que os serviços sejam prestados de forma mais eficaz. Pretendemos também melhorar os serviços de coleta de lixo orgânico e dos resíduos da construção civil para que Aracaju volte a ser a capital com qualidade de vida, pois essa sempre foi a marca das gestões de Edvaldo Nogueira”, ressaltou o presidente.

Cidade limpa

Tendo como meta recolher a grande quantidade de lixo que ficou acumulada na cidade nos últimos meses de 2016, foi lançado no dia 17 de janeiro, nos bairros Santa Maria e 17 de Março, o projeto “Agora Aracaju Vai Ficar Limpa”, que percorreu também os principais bairros da zona oeste e norte da capital. Durante as três edições do projeto foram recolhidas mais de 700 toneladas de resíduos, entre lixo domiciliar e coleta em pontos de descarte irregular, além de caixas coletoras.

O diretor de Operações da Emsurb, Roberto Gomes, reitera que a coleta domiciliar do lixo em Aracaju está acontecendo de forma regular, ocorrendo às segundas, quartas e sextas na zona Norte e nas regiões da Zona de Expansão, como Mosqueiro e Robalo; às terças, quintas e sábados, na zona Sul. Já nos bairros da região central: São José, Cirurgia, Santo Antonio e Siqueira Campos, a coleta é feita todos os dias pela noite. A limpeza das feiras livres também já foi normalizada.

Segundo dados da Diretoria de Operações, mensalmente são recolhidos mais de 20 mil toneladas de lixo, sendo 15 mil toneladas de lixo domiciliar e a média de cinco mil toneladas de entulhos.

A moradora do conjunto Jardim Centenário Lucimar Siqueira hoje ressalta a regularidade na limpeza do local. “Desde o começo do ano, o nosso bairro voltou a ter qualidade de vida. A coleta de lixo acontece nos dias certos e a limpeza das praças também. Só temos que comemorar”, releva.

O trabalho de limpeza do litoral de Aracaju também faz parte da programação diária de serviços da Emsurb. Atualmente, duas equipes de agentes de limpeza percorrem toda a extensão de areia para a varrição e coleta de resíduos com o veículo saneador, que é um trator capaz de recolher pequenos resíduos de até 15 kg a uma profundidade considerável. A Emsurb recolhe, mensalmente, cerca de 60 toneladas de lixo, entre cascas de coco, de amendoim, bagaços de cana, copos descartáveis.

A senhora Marlinda Fialho considera o serviço de limpeza das praias como uma espécie de cartão postal para os turistas da capital. “Sempre trago meus familiares de outros estados para as praias de Aracaju e sempre ouço elogios sobre a limpeza e as águas mornas”, diz.

Roberto Gomes recomenda à população que tenha cuidado na hora de descartar o lixo. “É importante também que as pessoas não despejem o lixo de maneira irregular pelas praias. Há recipientes espalhados em vários pontos, justamente para que as pessoas façam o descarte do lixo nos locais corretos”, reitera conscientizando a população da sua responsabilidade em contribuir na manutenção da limpeza da cidade. 

Manutenção das praças e parques

No início deste mês, a Emsurb começou uma nova programação de limpeza e manutenção, desta vez os mutirões contemplam as praças públicas e áreas verdes do município.  Os agentes executam serviços como limpeza geral, varrição, pintura de guias, poda de árvores e jardinagem. 

Já receberam as equipes da Emsurb o Parque Governador Augusto Franco e a Praça Olímpio Campos. Desta praça foram retirados viveiros que estavam desativados e serviam de abrigo para pessoas e para acúmulo de muito lixo. Nos próximos dias, o mutirão chegará aos bairros Industrial (dia 11) e Inácio Barbosa (dia 17), alcançando, paulatinamente, outros espaços de área verde da capital.

Mercados e feiras livres

Uma das metas da nova gestão é dar atenção especial aos mercados e feiras livres da nossa capital. Durante o período do Carnaval, por exemplo, o mercado Albano Franco recebeu um grande mutirão de limpeza e dedetização que, ao todo, recolheu mais de cinco toneladas e meia de resíduos.

“Queremos garantir o bem estar da população e turistas que consomem os produtos vendidos no mercado e feiras. Temos feitos diversas reuniões com os feirantes e ouvimos suas demandas e sugestões. Estamos prontos para dialogar e somar esforços”, destaca o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) da Emsurb, Bira Rabelo.

O diretor explica ainda que reivindicações antigas dos feirantes do mercado Albano Franco, como a volta do Ponto Banese e a reativação do posto de saúde, serão atendidas num curto espaço de tempo.

“Comercializo frutas aqui no mercado há mais de 25 anos e, nos últimos meses acompanho o bom trabalho que tem sido feito por Edvaldo. Os mercados estão bem mais limpos, e a população agradece”, afirma o comerciante do mercado Albano Franco, Wilson Batista.

Paisagismo e conservação de praças

O empenho em manter e revitalizar os espaços públicos com o plantio de árvores e a ampliação de áreas paisagísticas com flores e plantas é uma das atividades realizadas diariamente na programação da Dirop. “Fazemos esse trabalho todos os dias. Preservar a beleza da cidade também é importante para a qualidade de vida”, destaca o diretor de Operações da Emsurb, Roberto Gomes.

Limpeza de canais

A limpeza dos canais nos principais bairros da capital é uma preocupação constante da nova gestão da Emsurb. As equipes de limpeza realizam três métodos distintos, cada um atendendo às características da localidade: limpeza manual, sistema de barragem móvel e limpeza mecanizada. O que determina o tipo de serviço de limpeza a ser realizado é a profundidade do canal. Mas para a atividade de limpeza ser executada com sucesso a participação da população é fundamental, pois constantemente é encontrado lixo domiciliar nos canais.

“Entendemos que a qualidade de vida passa também pelo quesito da prevenção. O período de maior incidência de chuvas está chegando e temos que tomar medidas para prevenir as enchentes. Por isso nos antecipamos para evitar que a população tenha transtornos”, destaca o diretor-presidente Mendonça Prado.

Parque Governador Augusto Franco (Sementeira)

Nos últimos três meses, o Parque da Sementeira recebeu algumas medidas de reorganização do espaço. O local, que é uma excelente opção de lazer para os aracajuanos e bastante frequentado por turistas e amantes da prática de atividades esportivas, vem recebendo uma atenção especial da nova gestão.

A troca da iluminação foi uma das primeiras medidas adotadas. Foram trocadas 42 lâmpadas de LED, o que otimizou a redução de gastos da empresa com o parque. Além de reparos na estrutura física, a circulação de veículos foi restringida nas dependências da Sementeira, o que proporciona um clima agradável e seguro para os frequentadores, seja no início do dia ou finais de tarde e finais de semana.

A estudante e esportista Débora Santos faz caminhadas pelo parque todas as manhãs e comemora a medida. “O Parque da Sementeira é um cartão postal da nossa cidade e nas outras gestões não vinha tendo a atenção merecida. Caminho aqui diariamente e gostei muito de saber que a partir de agora teremos mais liberdade ao transitar”, conta.