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Empresas que usam mulheres com apelo sexual para vender produtos poderão ser multadas


Presidente de CPI defende multa para empresa que usar apelo sexual

Deputados criticam a empresa Adidas, fornecedora de material esportivo para a Copa do Mundo, por usar duplo sentido em camisetas relativas ao campeonato deste ano no Brasil.

Tv Câmara
Dep. Érika Kokay (PT-DF)
Kokay: campanhas veem mulheres como coisas a serem consumidas por estrangeiros que chegam aqui.

A presidente da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes, deputada Érika Kokay (PT-DF), defendeu a aprovação de uma legislação no Brasil que puna, com multas, empresas que se utilizarem de campanhas publicitárias com mulheres com apelo sexual para vender seus produtos.

A posição da parlamentar foi manifestada ao comentar o caso da linha de camisetas da Adidas sobre a Copa do Mundo, com estampas de duplo sentido, que estiveram à venda no site da empresa nos Estados Unidos.

Ao mesmo tempo em que falavam da paixão do brasileiro pelo futebol, as camisetas reforçavam o apelo sexual. A Adidas é a fornecedora oficial de material esportivo da Copa do Mundo e fabricante, por exemplo, da bola do Mundial.

Também o deputado Danrley de Deus Hinterholz (PSD-RS), ex-goleiro do Grêmio, espera que a Adidas explique o que motivou a empresa a comercializar as camisetas.

Turismo sexual

Divulgação
camisetasAdidas-Copa
As camisetas da discórdia, com apelo sexual, vendidas pela Adidas e depois retiradas de circulação.

Numa delas, estava a figura de uma moça de biquíni, com a frase “Lookin to Score”, que pode ser traduzida por “em busca de gols”, mas também é uma expressão que significa “Pegar Garotas”, de uma maneira mais sexual.

Já outra camiseta trazia um coração amarelo que também podia ser enxergado no formato de nádegas, com um fio dental verde.

As peças irritaram o governo brasileiro e levou a presidente Dilma Rousseff a escrever no twitter que o País não aceitava e estava pronto para combater o turismo sexual. Depois das reações contrárias, a Adidas suspendeu a venda.

Dignidade das mulheres
Na opinião da deputada Érika Kokay, apenas a retirada do produto ou a suspensão da campanha publicitária que ofende a dignidade das mulheres é pouco. A parlamentar quer mais.

“Muitas vezes você tem campanhas que afrontam os direitos de crianças e adolescentes, que afrontam o próprio País, que consideram mulheres como coisas, mercadorias, que podem ser consumidas por estrangeiros que aqui chegam e, simplesmente, a empresa apenas retira a campanha”, observa a parlamentar.

“Penso que as empresas que fazem esse tipo de publicidade têm que ser responsabilizadas e têm que arcar com multas que seriam revertidas para campanhas contra a violência que atinge as mulheres”, argumenta Kokay.

Explicações
Já o deputado Danrley de Deus espera explicações da Adidas sobre as camisetas que associavam as mulheres do Brasil ao sexo: “A gente querendo mudar isso no nosso País e vem uma empresa mundial do tamanho e do nível que é a Adidas e faz um produto dessa forma. O mínimo que eles têm que fazer é vir aqui e nos falar qual foi a ideia que eles tiveram quando resolveram botar um produto desses na rua. Quem foi que fez isso? A empresa no Brasil, a empresa mundial, a empresa na Alemanha? A ideia foi de quem?”

Reportagem – Renata Tôrres
Edição – Newton Araújo

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Comentários

Newton Olivieri | 28/02/2014 – 12h22
Concordo com o comentário do Cristóvão!! Não é possível querer multar estrangeiros se a TV brasileira concessionária de canal aberto usa métodos piores exaltando sexo, pedofilia, homossexualismo, as vezes associadas a operadoras de telefonia para ganhar dinheiro. Ou seja, vale tudo na mídia brasileira.

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