Cadê você?

EDVALDO NOGUEIRA: DE SIMON BOLIVAR AO TERRÍVEL ADOLF HITLER


 

Estava começando no jornalismo em Sergipe, depois de um tempo como caminhoneiro, pescador e dono de bar, após chegar do Rio de Janeiro, aonde trabalhei nos maiores veículos de comunicação da época, quando conheci o quase médico comunista Edvaldo Nogueira, PCdoB, que tinha sido eleito na rabeira do todo poderoso Jackson Barreto de Lima, PMDB.

Fogoso, combativo, corajoso, leal, honesto, sincero e respeitador, Edvaldo Nogueira defendia os trabalhadores de qualquer situação em que eles fossem aviltados em seus direitos. Admirei Edvaldo Nogueira por seu despojamento de vaidade e a coragem dos bravos que combatem o bom combate.

Ele sempre respeitou os seus adversários e a imprensa. Naquela época, um ou outro dava vez aos pronunciamentos de Edvaldo Nogueira. Muitos dos hoje puxa-sacos do alcaide tinham medo de perder o emprego e viam no jovem vereador um comunista comedor de criancinhas, filho do “demo”.

Tive sérios problemas no jornal em que trabalhava, porque noticiava as posições de Edvaldo Nogueira, Jackson Barreto de Lima e Marcelo Déda. Cheguei a ser demitido por diversas vezes, porque mantive minha posição, defendendo o bom jornalismo, onde a verdade impera e não importava se a minha família passaria fome, para mim, na época, o essencial era ser jornalista e com o verdadeiro jornalismo.

Aliás, hoje mais velho, calejado, com os cabelos cada vez mais grisalhos, olho para trás e não me arrependendo de ter defendido Edvaldo e a sua turma, enquanto muitos dos que hoje se eternizam na sombra do poder, tinham medo de se expor e só eram leias nas mesas dos “barzinhos” de Aracaju. Mas são estes os atuais leais amigos do rei, os que têm as benesses do poder. Não sou e nunca serei lambe-botas de ninguém, opto por ser amigo, mesmo que eles não se achem meus amigos. Antigamente, até evitavam falar os nomes de Edvaldo, Jackson e Déda nas redações. Será que eles mudaram ou realmente usavam máscaras?

Vamos encurtar e falar rapidamente do tema ao qual me proponho. Vi em Edvaldo um guerreiro, combativo em prol dos trabalhadores e hoje quando tomo conhecimento de que ele recorreu à Justiça contra a greve de trabalhadores que só querem um salário digno e boas condições de trabalho para bem atender a população, percebo o quanto o combativo filho de Pão-Açúcar (AL), filho de pais honestos e trabalhadores, que bem souberam lhe ensinar o bom caminho, se transformou de Simon Bolivar em Adolf Hitler, com as suas atitudes contra os trabalhadores que ele, em outros tempos, defenderia.

Edvaldo ainda há tempo de recuperar a sua bonita história de luta pelo povo, contra a corrupção, a sacanagem dos empresários. Aquele jovem que foi baterista num conjunto musical, para ganhar a vida, que nunca correu da labuta, porque confiava neste país com igualdade social e qualidade de vida.

Os médicos, que hoje você persegue, por muito pouco não são seus colegas de profissão, caso você não tivesse abandonado á Medicina, quando já era ajudante do fabuloso e competência dr. José Teles de Mendonça (cardiologista). Eles merecem o diálogo e ser reconhecido como peças importantes da sua administração. De repente, não é a saúde que está doente, mas sim a sua personalidade.

LDO

Os vereadores já receberam da Prefeitura de Aracaju a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2019. A meta fiscal do próximo ano gira em torno de R$2,3 bilhões, similar à que foi aprovada pela Câmara para este ano.

PROJETO

O projeto da LDO, que determina as diretrizes gerais do orçamento, é a primeira etapa antes da votação da LOA, que fixa onde e como serão aplicados os recursos financeiros na gestão e só é apreciada no segundo semestre.

PRIORIDADE

Antônio Bittencourt (PC do B), líder do prefeito, explicou as prioridades da PMA. “É diretriz de valorização do servidor, de reequipar a administração, recuperar a cidade. Estamos na fase de ‘arrumação’ estrutural da cidade. Daremos o aporte necessário para a saúde e educação, por exemplo”.

HOTEL PALACE

Os comerciantes do antigo Hotel Palace, no Centro de Aracaju, se reuniram nesta terça-feira, 5, com  o promotor de Justiça, Eduardo Matos, para pedir que a interdição no edifício seja feita de forma parcial.

LAUDO

Na reunião, os comerciantes apresentaram laudos para comprovar que não existe risco iminente de desabamento e apresentaram o desejo de arcar – usando recursos próprios – com os gastos relacionados às adequações necessárias para manutenção do edifício.

TRANSPARÊNCIA

Servidores de secretarias do Estado, Controladoria Geral (CGE), empresas públicas, Fundações, entre outras entidades, acompanharam na manhã desta terça-feira, 5, no auditório da Adema, uma explanação sobre a Resolução nº 311/2018, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que trata da disponibilização de dados e informações nos portais da transparência das unidades jurisdicionadas, assim como procedimentos de avaliação, fiscalização e sanções a serem adotados pela Corte de Contas.

CONTROLE

Feita pela equipe da Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), a apresentação ocorreu em meio ao evento da CGE voltado a implementar unidades de controle interno em órgãos estaduais. “A CGE realizou este evento tratando do sistema de controle interno do estado de Sergipe e fomos convidados para falar sobre transparência, com foco na recente resolução do TCE que trata deste assunto”, comentou o coordenador de auditoria operacional do TCE, Fernando Marcelino.

MÉDICOS

A greve dos médicos iniciada na última segunda-feira, 4, provocou a suspensão de atendimentos médicos agendados e distribuição de fichas em algumas unidades de Saúde de Aracaju. No posto Sinhazinha, por exemplo, médicos de três especialidades aderiram a paralisação: psiquiatria, ginecologia e pediatria. Na unidade, apenas clínicos gerais e psicólogos comparecerem ao trabalho. A situação se repete em outras 42 unidades básicas de saúde e dois centros de especialidades da capital.

MOBILIZADOS

O sindicato que representa a categoria afirmou que, pelo menos 500 profissionais estão mobilizados. A reivindicação é pelo reajuste salarial da categoria, que ainda não foi negociado. Segundo a Prefeitura de Aracaju, é preciso avaliar o balanço do primeiro quadrimestre do ano para negociar o reajuste.

SELETIVO

O Ministério Público de Sergipe, através da Escola Superior, abriu nesta segunda-feira, 4, processo para seleção de estagiários de nível superior nas áreas de Design Gráfico, Museologia e Pedagogia. Os estudantes interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever através do site da Escola Superior, no endereço eletrônico www.esmp.mpse.mp.br, no período de 4 até o dia 21 de junho (até às 23h59).

CADASTRO

O processo seletivo visa à formação de cadastro reserva para o quadro de estagiários do órgão. Os candidatos selecionados na área de Design Gráfico exercerão as suas atividades na Divisão de Comunicação e Design do MPSE ou na Escola Superior do Ministério Público. O candidato aprovado na área de Museologia atuará na Coordenação de Documentação e de Memória do MP. Já o estagiário de Pedagogia selecionado atuará na sede do Projeto Recriarte (desenvolvido pela CARE – Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju), localizada no bairro Santa Maria.

 

GUARDA

As inscrições para o concurso público para Guarda de Segurança do Sistema Prisional, da Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc), terminam na quarta-feira, 6. Os interessados devem acessar www.ibade.org.br para fazer a inscrição. O valor da taxa é de R$ 65 e deve ser feito, conforme o edital, até o encerramento do horário bancário do primeiro dia útil após o encerramento das inscrições.

QUEM PODE

Podem se inscrever pessoas do sexo masculino e feminino a partir do nível médio de instrução. São 75 vagas para homens e 25 vagas para mulheres. Um número superior a esse de aprovados será convocado para participar das demais fases eliminatórias.