Vale o que está escrito

É HORA DE PENSAR SERGIPE


As eleições mexem com os nervos dos brasileiros. Sergipe não é diferente. Mas como somos um povo diferenciado e já dizia o bom e folclórico ex-deputado estadual Rosendo Ribeiro Filho que Sergipe só é notícia nacional, quando se trata de coisa ruim ou tragédia e que nada melhor do que uma noite entre dois dias, nós vivemos uma situação estranha.

Os grandes partidos discutem candidaturas ao Senado e nenhum deles, até agora, mostrou para o sergipano qual o projeto para tirar o Estado da letargia.

O senador Antônio Carlos Valadares, PSB, chega perto do que queremos, quando critica a falta de programa de Governo e só se fala em candidaturas ao Senado e de quebra diz que seu filhote é pré-candidato ao Governo de Sergipe. Valadares, também, não diz qual o programa de administração pública que o PSB tem para o povo.

 

Para o senador Antonio Carlos Valadares (PSB), “ os grandes partidos só se preocupam em eleger senadores: MDB+PSD(Jackson Barreto), PT (Rogério Carvalho), PSC (André Moura), PRB (Pastor Heleno)”.

Entre os maiores partidos, diz o senador, o único que prioriza a eleição para governador, “para tirar Sergipe do caos em que se encontra”, é o PSB, que tem como pré-candidato o deputado federal Valadares Filho:

Os partidos precisam colocar os pontos nos “is” priorizando tirar Sergipe do caos em que se encontra. Deveríamos priorizar eleger um governador com disposição para resolver. Entre as exceções, o PSB, a maioria dos partidos só deseja eleger senadores, nem aí pra governador!

Valadares está na frente, quando se trata de discutir o Estado, mas, infelizmente, não se tem notícia do seu trabalho nestes oito anos de Senado de que trouxe recursos para o incremento da economia sergipana, tirando parte da população da miséria.

Fazer discurso de barriga chega e com baitas aposentadorias legais é muito bonito. Mas quero saber se é que veio grana, para saúde, educação, segurança, lazer, infraestrutura, saneamento básico.

Vamos pensar Sergipe com ações, porque os discursos só enchem as barrigas de alguns políticos e dos seus apaniguados. Quero ver o que veio para Sergipe. A partir dai poderemos conversar sobre política sem blá-blá-blá eleitoral. Senador, que tal pensar Sergipe e mostrar o que já fez por seu povo em mais de 20 anos de Senado?

 

2

MENTIROSO

O deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) apresentou dados oficiais da Secretaria do Tesouro Nacional, coletados pelo site G1, sobre o pagamento de servidores ativos e inativos dos Estados e desmentiu declarações feitas pelo Governo. De acordo com as informações, Sergipe possui menos de 50% dos seus gastos direcionados ao pagamento de servidores.

 

3

CRÍTICAS

Gilmar aproveitou ainda para criticar o mandato de Jackson Barreto.“Gasto com Servidores ocupa menos de 50% da receita corrente líquida e o Governo de Sergipe diz o contrário. O Governo de Sergipe teve um mal gestor, o ex-governador, que pode ser até um bom político, mas um péssimo gestor. Espera-se que o atual governador seja um bom gestor”, criticou.

 

4

SEM CRISE

O parlamentar lembrou ainda que a crise não é o principal problema que atingiu financeiramente o estado e afirmou que a gestão é a pior da história de Sergipe. “Colocaram toda a carga, da crise tão atenuada em Sergipe, para justificar esse desastre do pior Governo da história do Estado, e jogaram nas costas dos aposentados. Esse é um estado que precisa mudar”. Finalizando, o deputado rememorou palavras ditas por Clovis Barbosa, enquanto presidente do Tribunal de Contas do Estado. “O problema de Sergipe não é falta de dinheiro, é a falta de gestão”.

5

TODO PODEROSO

Gilmar registrou ainda o descontentamento com a falta de posição do Governo a declarações do secretário de saúde, Almeida Lima, que afirmou ser “mais forte no governo do que o próprio Belivaldo”.

 

6

CRECHE

Garibalde Mendonça solicita construção de creche no

O deputado Estadual, Garibalde Mendonça, apresentou uma Indicação à  Casa Legislativa de Sergipe (Alese) a ser enviada ao governador do Estado, Belivaldo Chagas, cuja teor solicita a construção de uma creche no bairro Santa Maria, zona Sul da capital sergipana.

7

COMUNIDADE

De acordo com texto da Indicação de nº 117/2018,  a solicitação é uma reivindicação da  comunidade local. “Considerando que na comunidade há centenas de crianças carentes, com idades de zero a cinco anos, precisam ficar em um local enquanto seus pais trabalham”, consta a justificativa da Indicação.

8

SECRETÁRIO

O instrumento será encaminhado ainda ao secretario de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social no sentido de viabilizar a construção, colocação de equipamentos e manutenção de uma creche.

9

ALIANÇAS

Embora não tenha anunciado oficialmente, o presidente de honra do partido, Heleno Silva, e o deputado federal Jony Marcos já fecharam aliança com o deputado federal André Moura (PSC), maior líder da oposição.

 

10

ADEUS

O deputado federal Jony Marco, PRB, que preside a legenda em Sergipe, teve encontro com o governador Belivaldo Chagas (PSD), que só espera o adeus oficial do PRB.

 

11

CONVIDADO

Pré-candidato a governador, Eduardo Amorim (PSDB), convidou Heleno para integrar a chapa majoritária como pré-candidato ao Senado, coisa que já havia sido acertada com André.

 

12

CAMINHANDO

No último sábado, como ainda falta À conversa final com Belivaldo, Heleno caminhou na feira de Itabaiana, levado pelo prefeito Valmir de Francisquinho (PR), ao lado de André, mas sem a presença de Eduardo AMORIM, filho da terra.

 

13

JAIRO

Na aliança com Eduardo Amorim, o partido não irá completo para a oposição. O deputado estadual Jairo de Glória, PRB, apoiará a reeleição de Belivaldo e Jackson Barreto (MDB) para o Senado.

 

EXONERADO

O governo do Estado informa que o superintendente executivo da Saúde, Valberto de Oliveira Lima, assume interinamente o cargo de secretário de Estado da Saúde no lugar de Almeida Lima. Após diversas polêmicas na área da Saúde, a exemplo da inauguração da Ala de Nefrologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) sem a mesma estar pronta, o governador Belivaldo Chagas resolveu exonerar o Secretário Almeida Lima.

ESPECIALIZAÇÃO

Com 32 anos de formação em Medicina, com especialização em Cirurgia Geral e Terapia Intensiva, Valberto Lima traz uma longa experiência neste campo, sendo conhecedor dos gargalos que dificultam o acesso dos usuários do Sistema único de Saúde (SUS) aos procedimentos especializados.

INSEGURANÇA

“Sergipe perdeu a paz. Os crimes estão acontecendo e é importante que a Polícia Civil esteja pronta e tenha contingente para investigar. Mas, hoje temos homens prontos para atuar dependendo de uma posição do Governo”. A fala é do deputado estadual Georgeo Passos, Rede, que usou o grande expediente da sessão plenária de quarta-feira, 9, para apelar ao Governo do Estado a convocação de 90 aprovados do último concurso para agente da Polícia Civil.