Receba as novidades em seu e-mail!

Breaking News
Sociedade

Dr. Todt recebe medalha na Alese e diz ter encontrado razão de viver em SE


“Quantas vidas já foram salvas pela ação direta e indireta desse médico e sua equipe, quantas famílias têm no Hospital São Lucas, um ponto de referência, quando se trata de buscar saúde, quantos médicos foram formados por meio dos ensinamentos desse homem?”. A indagação foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (PMDB), quando da entrega por meio de propositura de sua autoria,  da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, ao médico Dietrich Wilheim Todt. A solenidade aconteceu no plenário da Alese com a participação de familiares e amigos do homenageado.

Luciano Bispo durante discurso

Luciano Bispo durante discurso

“Nós sergipanos é que temos que ser grato pelo homem, professor e pai de família que o senhor é. Todos os alunos e médicos que conversei sobre o senhor lhe elogiaram e a gente só tem que agradecer a Deus por esse homem que veio para Sergipe fazer Medicina, fazer história. Essa Casa não faz mais do que Justiça”, ressalta.

Luciano Bispo destacou ainda que o conheceu por meio do irmão e ex-deputado estadual Arnaldo Bispo. “O conheci por intermédio do irmão Arnaldo Bispo, quando deputado estadual e uma noite participei de um evento no Hospital São Lucas em que eles estavam recebendo uma homenagem do Canadá, colocando o hospital como de excelência, mostrando que a direção não era formada só por homens empresários, mas humanistas, que se preocupam em fornecer aos sergipanos, uma qualidade de atendimento, com profissionalismo de excelência. Eu fiquei feliz com aquilo e fiz a propositura dessa comenda. Essa Casa não faz mais do que Justiça pela qualidade com que o Hospital São Lucas atende o nosso povo, o acolhimento é muito bom e cuidar do próximo é é louvável. Nós é que ficamos felizes de Deus o colocar em Sergipe junto com sua família, fazendo com os filhos sergipanos sejam grandes médicos”, enfatiza.

Homenageado

Dr. Todt presta serviços médicos há 50 anos em Sergipe

Dr. Todt presta serviços médicos há 50 anos em Sergipe

Dr. Todt como é conhecido disse estar se sentindo muito pequeno diante de tanta grandiosidade. “Não sei se sou merecedor. O dia de hoje é marcante para mim e a minha família, baiano de nascimento, foi aqui em Sergipe que encontrei a verdadeira razão de viver. Cheio de emoção vivo esse momento mágico. Os deputados entenderam que sou merecedor de tão honrosa medalha e a responsabilidade só aumenta. Quase ao mesmo tempo recebi os títulos de Cidadão Sergipano e Cidadão Aracajuano, o que muito alegrou a mim e a minha família. Me sinto honrado, uma satisfação imensa de ser contemplado com essa medalha. Eu sei que trabalhei por 50 anos no Estado, percorrendo Aracaju numa ambulância do antigo Sandur e 35 anos no antigo Inamps. Atendi muita gente e os nobres deputados entenderam que essa seria a razão para receber essa comenda”, destaca.

Ele agradeceu ao deputado Luciano Bispo, à esposa pelos mais de 50 anos de convivência; aos filhos e netos ao bisneto que está a caminho e aos sobrinhos, todo o meu carinho.

Prestígio

Composição da mesa

Composição da mesa

Na ocasião, o governador Jackson Barreto disse ter feito questão de se fazer presente na homenagem. “Eu não poderia estar ausente a essa homenagem a esse homem que tem feito tanto por Sergipe, pelo nosso povo. Um profissional de qualidade, respeitado, de formação ética e acima de tudo um homem que dedicou a sua vida à gente sergipana. Participar dessa homenagem à Dr. Todt é se sentir inserido na vida desse grande profissional.

Resumo do currículo

Dietrich Wilheim Todt nasceu em Savador (Ba). Filho de João Carlos Todt e Stela Machado Todt; fez o curso primário na cidade de Cachoeira Paraguaçu e o curso secundário em Salvador. Formou-se em Medicina em 1968 pela Universidade Federal da Bahia. É Mestre em Pneumologia e co-fundador da Clínica e Hospital São Lucas; professor adjunto da Auniversidade Federal de Sergipe (UFS) e orientador de inúmeras monografias.

Casado com Eunice de Azevedo Todt com quem tem cinco filhos, sendo dois médicos; 13 netos, sendo dois médicos e duas estudantes de medicina, e um bisneto que está chegando.

Mesa

Familiares e amigos participaram da homenagem

Familiares e amigos participaram da homenagem

A mesa foi composta pelos deputados Luciano Bispo e Garibalde Mendonça (PMDB); o procurador do Município, desembargador Netônio Machado, representando o prefeito Edvaldo Nogueira; o vereador Américo de Deus, representando o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Josenito Vitales, o Nitinho, a ex-deputada e conselheira Angélica Guimarães, representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Clóvis Barbosa e o reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchôa.