Coluna Rascunho E-SPORTS

Deputados vascaínos estão com tudo


  •  claudioPROIBIU
O Estado não vai construir a unidade do Cenam em Nossa Senhora do Socorro, porque o prefeito Fábio Henrique, PDT, pressionado pela população não autorizou a obra, uma vez que cabe ao município legislar sobre o solo urbano.

  PERDA

O governo do Estado de Sergipe tem prazo para construir a unidade do Cenam e se não fizer dentro do que está estabelecido perderá os milhões que o Governo Federal destinou para a obra.

  VETO

O governo do Estado vetou o projeto aprovado pelos parlamentares de autoria do deputado Garibalde Mendonça, PMDB, que “obriga os proprietários de imóveis considerados de risco, com ou sem edificações, a manter os mesmos em condições sanitárias adequadas, com a finalidade de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e da chikungunya”. O veto foi mantido por 12 votos a favor e nove contra.

  CHICO NO MEIO

 Francisco Gualberto, PT, líder do Governo na Assembleia Legislativa, defendia o veto, quando disse que pode ter tudo, menos uma doença com chico no meio.Ele se referia a chikungunya. Claro que provocou risos.

 

 TORCEDOR

 Venâncio Fonseca, PP, perguntou a Francisco Gualberto, você torce pelo Sergipe. E Chiquinho respondeu, sim. Pelo Vasco da Gama, Chiquinho disse sim. Vai votar pela manutenção do veto? E Chico, sim. Então você vai perder, porque torce pelo Vasco.

  SE DOEU

 Luciano Bispo, PMDB, presidente da Assembleia Legislativa, torcedor sadio do Vasco da Gama, ao ouvir Venâncio dizer que Chiquinho perderia a votação, porque torce pelo Vascão, comentou: deputado, que é isso. Agora que o Vasco está embalando, vossa excelência quer derrubar o time. Deputado não quebre esta sequência de vitórias.

 CONSTITUCIONAL

A professora deputada estadual Maria Mendonça, PP, não vê inconstitucionalidade no projeto de Garibalde Mendonça, PMDB, que obriga os proprietários de imóveis a protegerem a cuidarem dos bens, para evitar a proliferação da dengue. Gualberto vê ilegalidade, sob argumentação de que a legislação do solo é municipal.

 MENOS

Georgeo Passos, PTC, defendeu o projeto de Garibalde, argumentando menos pessoas doentes é economia para o Estado, que usa recursos menores para tratar da doença. E garantiu que o projeto não é inconstitucional, porque cabe ao Estado zela pelo bem-estar dos cidadãos. Mas não convenceu a situação a derrubar o veto de Jackson Barreto ao projeto do correligionário Garibalde.

  DINHEIRO

 Maria Mendonça acha que se houver um combate efetivo contra a dengue, os hospitais terão menos pacientes e o Estado economiza dinheiro. Acha que cabe aos proprietários cuidarem para evitar a proliferação do mosquito aedes.

  PREVIDÊNCIA ESTATAL

A Previdência Social do Estado terá um déficit enorme, a partir de 2016, e haverá dificuldade para pagamento de aposentados e pensionistas. Por isso, o deputado estadual Georgeo Passos, PTC, entende que não é momento para o Estado fazer doações de imóveis, porque terá que arranjar dinheiro para pagar os aposentados e pensionistas e a alienação de bens móveis é uma das opção, para gerar recursos.

  HANSENÍASE

 Com a orientação do secretário Luciano Paz, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), preocupada com a saúde de nossas crianças e com o diagnóstico rápido para doenças como hanseníase e verminose, vem, através do Programa de Controle da Hanseníase e da Unidade de Saúde da Família (USF) José Quintiliano, para realizar ações da Campanha de Controle da Hanseníase e Geohelmintíase. Na na Escola Municipal Olavo Bilac, no bairro Cidade Nova, foi realizada a campanha para cerca de 250 alunos. O objetivo foi prestar esclarecimentos sobre essas doenças, o que auxilia no diagnóstico precoce e tratamento imediato.

  TREINAMENTO

Seguindo orientações do secretário Luciano Paz, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atua na 11ª edição da Semana Nacional do Trânsito. Com o tema “Seja Você a mudança”, a ação aconteceu do dia 21 e  até o dia 25, envolvendo diversos órgãos públicos e de representatividade da sociedade civil.

 MONITORAMENTO

 A Caderneta de Saúde do Adolescente é um instrumento informativo, criado pelo Ministério da Saúde, que é distribuída em todas as Unidades de Saúde. Trata-se de um livreto de 42 páginas que contém informações sobre crescimento, desenvolvimento, alimentação saudável, saúde sexual e reprodutiva, tabagismo, enfrentamento ao álcool e outras drogas, cartão de vacina, direitos do adolescente, saúde bucal e outras questões associadas ao universo do adolescente, na faixa etária dos 12 aos 18 anos. Dentro da filosofia de trabalho do secretário Luciano Paz, a SMS reforça aos pais e responsáveis para manter os cuidados com seus filhos, acompanhando seu desenvolvimento físico e as imunizações que devem se realizadas nessa faixa etária.