Política

Deputados aprovam 18 projetos de lei e pacote de indicações


Perto do encerramento do semestre legislativo, previsto para o próximo dia 20, os deputados estaduais analisaram e votaram nesta terça-feira, 07, um pacote de projetos de lei e de resolução, além de várias indicações. Foram três projetos encaminhados pelo Poder Executivo, um pela Procuradoria de Justiça, um da Mesa Diretora da Alese e 22 de autoria dos parlamentares. Entre os textos aprovados está o que trata da obrigatoriedade da alimentação e atualização do sistema informatizado de acolhimento pelas unidades de atendimento.

Os deputados iniciaram os trabalhos na comissões temáticas no meio da manhã dessa terça-feira (07), e por mais de uma hora discutiram a constitucionalidade dos textos apresentados. Do Poder Executivo os deputados aprovaram projetos que garantem a cessão de uso, ao município de Boquim, de um imóvel do governo do Estado onde funciona uma escola municipal; e texto que trata da Superintendência de Compras Centralizadas. Aprovaram ainda projeto que aborda a obrigatoriedade da alimentação e atualização do sistema informatizado de acolhimento.

Da Procuradoria Geral de Justiça foi aprovado projeto de lei que substitui a expressão ‘gratificação de interiorização’ por ‘auxílio de interiorização’, benefício pago aos servidores do Ministério Público de Sergipe, e projeto de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que trata de alterações na tabela de vencimentos e de vantagens dos servidores ocupantes de cargos efetivos.

Os deputados também aprovaram projetos de lei de sua própria autoria: foram 22 proposituras que passaram antes pela análise nas comissões. Da deputada Maria Mendonça aprovaram projetos que declaram a ‘Bienal do Livro de Itabaiana’ e a ‘Festa do Caminhoneiro’ como patrimônio cultural e imaterial do Estado de Sergipe, e inclui as duas atividades no Calendário Oficial de Eventos de Sergipe. Ainda de Maria Mendonça foi aprovado projeto que institui o ‘Abril Verde’, indicado às ações de combate ao acidente de trabalho e em defesa da saúde do trabalhador.

O deputado estadual Georgeo Passos teve aprovado projeto que proíbe a agenda diferenciada para a marcação de consultas, exames e procedimentos ou prática de qualquer discriminação ou diferenciação entre pacientes de planos de saúde privados e os assistidos pela saúde pública. De Silvia Fontes, foi aprovado texto que institui o ‘Dezembro Branco’, dedicado às ações de prevenção à osteoporose. De Zezinho Guimarães foi aprovado projeto de lei que obriga os fornecedores de serviços prestados de forma contínua a estender os benefícios de novas promoções aos clientes pré-existentes.

Alese aprova PL da MPE que altera nomenclatura da gratificação

Foi aprovado na manhã dessa terça-feira (07), pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei nº 47/2016 de autoria da Procuradoria Geral de Justiça que tem como relatores os deputados estaduais Capitão Samuel (PSL), e Zezinho Guimarães (PMDB), que transforma a Gratificação de Interiorização em Auxílio Interiorização para os servidores do Ministério Público Estadual (MPE).

Com a aprovação o Artigo II da Lei nº 6.450/2008, é alterado e passa a ser ‘Auxílio de Interiorização’ para os que trabalham nas comarcas do interior de Sergipe, retirando a verba de despesa com pessoal para despesa de custeio. “Essa era uma antiga reivindicação dos servidores ao MPE que agora foi atendida”, disse o relator Capitão Samuel.

Para Capitão Samuel, com a aprovação do PL o Ministério Público Estadual se enquadra no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “O projeto não aumenta o custo para o erário, porque a mudança foi apenas no nome da gratificação que já existe”, esclareceu o relator.

O projeto aprovado agora segue para sanção ou veto do Governador do Estado Jackson Barreto.

 

Por Ascom Parlamentar Dep. Capitão Samuel

Aprovadas quatro Moções do deputado Gilson Andrade

Após apreciação na Sala das Comissões, foram aprovadas nesta terça-feira, 7, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) quatro Moções de autoria do deputado Gilson Andrade (PTC). Foram elas:
* A Moção N°6/2016, que faz o apelo ao diretor geral do DNIT, Valter Casemiro Silveira, solicitando em caráter de urgência ações de manutenção e reestruturação da Ponte da Cachoeira, localizada na área urbana da BR 101, do município de Estância;
* A Moção N° 7/2016, que faz apelo ao governador Jackson Barreto para que seja empenhado parte dos recursos oriundos do Proinvest,  no valor de R$ 15 milhões para a construção da estrada que liga a cidade de Estância à praia do Abaís;
* A Moção  N° 8/2016,  que faz apelo ao ministro dos Transportes solicitando em em caráter de urgência ações de manutenção e reestruturação da Ponte da Cachoeira, localizada na área urbana da BR 101 do município de Estância;
* A Moção N° 9/2016 que faz apelo ao ministro da Saúde para que autorize em caráter de urgência o credenciamento e habilitação do convênio firmado com a Clínica de Hemodiálise NEFROES Estância.
Por Ascom Parlamentar Dep. Gilson Andrade – Autimira Menezes

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *