Municípios

Deputado solicita poço artesiano para comunidade rural de Lagoa do Rancho


Para atender as famílias da Comunidade Rural do Povoado Lagoa do Rancho, localizado no Município de Porto da Folha, o deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB), apresentou uma indicação ao presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Mardoqueu Bodano, sobre a necessidade da perfuração de um poço artesiano, acompanhado de rede de distribuição de água, para aquela localidade.

A perfuração na Comunidade Lagoa do Rancho beneficiará diretamente a população rural de um dos maios populosos povoados da cidade de Porto da Folha, que hoje, soma centenas de famílias. O parlamentar destacou que com esta ação, o Estado incentivará e fortalecerá a agricultura familiar, gerando renda e sustentabilidade para os moradores.

“A indicação favorecerá essa comunidade tão humilde e sofrida, que precisa diversificar sua produção de forma sustentável. Com a implantação de um poço artesiano, essa produção se tornará real “, salientou o deputado Garibalde Mendonça, ao lembrar que infelizmente muitas comunidades ainda são desprovidas deste recurso e, a falta de água é um problema sério para moradores de vários povoados e que algumas famílias rurais mal têm água para beber.

O Povoado Lagoa do Rancho se destaca ainda pela expressiva atividade econômica baseada na pecuária, produção de leite e seus derivados, apicultura, através da Casa do Mel, e agricultura.

O parlamentar observou ainda que, a maioria das famílias de Lagoa do Rancho é formada por agricultores que trabalham em suas terras com tanta competência, mas, infelizmente, têm dificuldades e vivem sem renda fixa, porque não existe água encanada.

“Precisamos não só criar políticas públicas, mas programas que possam oportunizar o pequeno produtor a ter água, não só para matar a sede, mas para cuidar de seus animais e plantios,” complementa o deputado.

Foto de Ascom Garibalde Mendonça.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *