Variedades

Deputado homenageia jornalistas, especialmente os sergipanos


Mendonça Prado presta homenagem aos jornalistas

 

“O jornalista é um formador de opinião nato, é a pessoa capaz de informar o público sobre nossa realidade e é o ser humano com o dom divino de transformar a realidade social através de suas palavras. Não há democracia sem uma imprensa livre e jornalista valorizado, porque não há liberdade sem informação!”, foi o que afirmou o deputado Mendonça Prado (Democratas/SE) em homenagem ao Dia Nacional do Jornalista, comemorado em 7 de abril.

 

Essa data foi escolhida para honrar o médico e jornalista João Batista Líbero Badaró, que morreu assassinado por inimigos políticos em São Paulo, no dia 7 de abril de 1830, durante uma manifestação estudantil em prol dos ideais libertários da Revolução Francesa.

 

“A história da democracia brasileira é marcada pela fundamental participação dos jornalistas, que pagaram altos preços, no árduo trabalho pelo sonho de um país democrático e igualitário”, afirmou o parlamentar sergipano. “Das prensas de Gutenberg à Era Digital, os jornalistas vêm cumprindo seu papel de divulgadores da verdade e da justiça social, tendo em suas mãos o condão de mudar as mazelas e apontar caminhos críticos, para que os ventos da mudança estabeleçam um novo curso para o nosso Estado”, acrescentou.

 

O democrata destacou o papel da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) na história do nosso país. Criada em 7 de abril de 1908, seu principal objetivo era assegurar à classe jornalística os direitos assistenciais. Além disso, a ABI possui o dever de interpretar o pensamento, as aspirações, os reclamos, a expressão cultural e cívica da imprensa nacional; realçar a atuação do jornalismo nos fatos da história do Brasil; e colaborar em tudo que diz respeito ao desenvolvimento intelectual do país.

 

Mendonça Prado fez uma homenagem especial aos jornalistas de seu Estado. “Sergipe é o bastião de jornalistas empenhados em mudanças sociais, que sempre contribuíram para que a verdade prevalecesse e a justiça triunfasse, provocando as mudanças tão necessárias nos cenários políticos e sociais”.

 

Para ele, há uma crescente perseguição contra os jornalistas no Brasil. “É triste a escalada de violência contra membros da imprensa em nosso país. É inadmissível que isto ocorra! Pelo simples fato de que o dissenso de ideias é o que forma o debate livre, marca de um Estado democrático. É imprescindível que a Câmara dos Deputados esteja na vanguarda da proteção e promoção dos jornalistas brasileiros, porque eles são um dos instrumentos de efetivação de nossa democracia”, finalizou Mendonça Prado.

 

 

Por Izys Moreira – Assessoria de Imprensa

 


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *