Educação

Deputada pede reforma do Atheneu, que foi abandonado pelo Estado


Requerimento de Ana Lúcia que pede ao Governador projeto da reforma do Atheneu é aprovado na Alese

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe aprovou por unanimidade, na manhã dessa quarta-feira, 02, o requerimento de autoria da deputada Ana Lúcia (PT) que solicita ao Governador do Estado que envie o projeto da reforma do Colégio Atheneu Sergipense.

“É assustador pensar que a reforma de um prédio histórico como o Colégio Atheneu terá o custo de quase 9 milhões de reais. Desde já, quero registrar que espero que a reforma aconteça, mas que seja conservada aquela estrutura que é um patrimônio do povo de Sergipe”, apontou a deputada estadual e professora Ana Lúcia.

A parlamentar também ressaltou que também é papel do Estado discutir qual o papel da escola na sociedade. “Não adianta fazer uma grande reforma, gastando 4, 8 ou 9 milhões, sem discutir qual a finalidade da escola, o que nós queremos com a educação do nosso povo, quem são os nossos educadores e quem são os nossos estudantes”.

Ana Lúcia ainda criticou iniciativas paliativas e esporádicas como o Programa Minha Comunidade Segura, promovido pelo Governo no último final de semana Colégio Senador José Alves Nascimento, no Coqueiral. “O programa visa a promoção da cidadania, mas que cidadania é essa que assim que os funcionários do Governo saem do espaço, as pessoas continuam sem emprego, a juventude sem perspectiva, as escolas com uma estrutura precaríssima, os professores sem condições de trabalho e com sua carreira desmontada? O que nós precisamos é que seja criado um circuito entre Educação, Cultura, Assistência, Saúde, numa articulação que venha a impactar realmente a vida das pessoas”, defendeu.