Geral

Defesa Civil: lonas de contenção não devem ser removidas de encostas e PMA fecha pista de ciclistas


A Defesa Civil Estadual recomenda à população para não remover as lonas de contenção colocadas pelos órgãos de segurança nas encostas e áreas de risco. Em alguns pontos de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Laranjeiras foi identificado o furto de lonas instaladas pelas equipes de Defesa Civil.As lonas funcionam impermeabilizando o solo e impedindo que a água penetre, facilitando o escoamento e diminuindo os riscos de deslizamentos das encostas, preservando as casas localizadas nas áreas de risco. O governo de Sergipe, através da Defesa Civil, portanto, pede à população que não remova as lonas, para não dificultar os trabalhos das equipes, que atuam com foco na segurança coletiva.

A Defesa Civil Estadual segue atuando na resposta aos efeitos das chuvas, em parceria com as coordenadorias municipais de Defesa Civil em todos os pontos do Estado, e pede a colaboração da população. Emergências podem ser informadas pelo número 199 na capital e, no interior, também pelo 193.

Fonte: ASN

As lonas funcionam impermeabilizando o solo e impedindo que a água penetre (Foto: ASN)

Chuvas: área do ciclista será interrompida entre os dias 13 e 15

A APPC voltará a funcionar normalmente na terça-feira, dia 16 (Foto: arquivo/ Portal Infonet)

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informa que o funcionamento da Área de Proteção para a Prática de Ciclismo (APPC), na Orla da Atalaia, será interrompida, excepcionalmente, no próximo sábado, dia 13, devido aos efeitos das fortes chuvas que vêm caindo na capital sergipana há quatro dias. A APPC voltará a funcionar normalmente na terça-feira, dia 16, das 4h30 às 6h30 da manhã.

O superintendente da SMTT, Renato Telles, explica que, para garantir a mobilidade da população e o monitoramento realizado em toda a cidade, os agentes que atuam na APPC serão relocados para outros pontos. “Tem chovido forte em Aracaju e estamos em alerta. Por causa dos efeitos das chuvas, os agentes atuarão também no fim de semana em vários pontos da capital e, principalmente, nas regiões mais atingidas pela chuva, que é a avenida Euclides Figueiredo e a região do Jabotiana, Santa Lúcia, JK, Sol Nascente e Largo da Aparecida. Por isso, a Área de Proteção ao Ciclista será interrompida excepcionalmente no próximo sábado”, informa.
O projeto, que consiste no fechamento da avenida Santos Dumont para treinos de ciclistas profissionais e amadores, teve início em setembro de 2017 e funciona em um sentido da via das 4h30 às 6h30 da manhã, nas terças e quintas-feiras; e das 4h30 às 10h da manhã, aos sábados. A área compreende a extensão de 2,5 quilômetros, que vai do antigo Hotel Parque dos Coqueiros ao Oceanário de Aracaju.
Criada há mais de um ano, a ação tem sido muito bem avaliada pela população, principalmente pelos ciclistas profissionais e amadores que podem usufruir de um espaço seguro para a prática do esporte.

Ônibus voltam a circular no bairro Jabotiana

Em virtude da enchente decorrente da cheia do Rio Poxim, os ônibus que fazem a linha 407 – Santa Lúcia/Via Aloque não estavam podendo chegar à algumas ruas do Jabotiana, a exemplo da Jasiel de Brito Cortês, e na proximidade de alguns condomínios da região. No entanto, como o nível da água baixou, os veículos puderam voltar a transitar pela localidade normalmente.

Além disso, a população que estava impedida de sair ou chegar às suas residências por causa do nível da água está contando também com o auxílio do ônibus especial disponibilizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Na região, as medidas de emergência continuam e agentes de trânsito seguem orientando condutores e pedestres e auxiliando no transporte dos moradores do local.