Cadê você?

DANIEL TOURINHO GENÉRICO e o que tem de sujeira na licitação do lixo da Emsurb?


 

O empresário sergipano nascido em Estância, em 20/06/1969, radicado em São Paulo, Valdevan 90 (Jose Valdevan De Jesus Santos), segundo garantem futuros “assessores”; é candidatíssimo à Câmara Federal e será um dos mais votados na história de Sergipe. Ele tem atuação na região centro-sul e, conforme dizem, para ele, nem o céu é o limite para ajudar cabos eleitorais, incluindo prefeitos, vereadores, suplentes. Enfim, quem garantir que tem voto, assegura a “afeição” de 90 que, para muitos é mais de mil.

2

PASSADO

Há alguns anos, na Era Collor, apareceu por estas bandas o senhor Daniel Tourinho, que achava que seria um dos deputados federais mais votados da história política brasileira. Fez “medo” a algumas lideranças políticas da época. Atraiu dezenas de aproveitadores, que garantiram uma mesada gorda e tem gente que até hoje não trabalha, porque soube investir o que ganhou. Mas Daniel foi um fracasso nas eleições.

3

FOTOGRAFIA

Durante a sua campanha para deputada federal, Daniel Tourinho chegou a pagar aos pais que deixavam que seus filhos fossem fotografados com ele nos braços. O homem não tinha limites e ninguém sabe de onde apareceu tantos cruzados (na época não existia o real).

4

REPETE

Dizem que a história se repete e não será surpresa que o filme Daniel Tourinho, o fanfarrão derrotado, tenha o seu “remake”, só que agora com o senhor Valdevan 90. Parece ser um genérico de Tourinho e já tem prefeitos e políticos do dinheiro no bolso, garantindo a 90 que ele será o mais votados, mas tem que fazer o sacrifício, se jogar no altar, fazer o seu propósito, ter o coração tocado por Jesus e dá a sua contribuição. Como é em nome de Jesus, ele para não ir para as profundezas, vai caindo no canto de Satanás. Deve ter cuidado para não arder na fogueira santa e viver no inferno terrestre. Aqueles que dizem ter as chaves do céu do Congresso Nacional, não têm nem a cópia da entrada de fogo da casa de Lúcifer.

5

PAZ NO COLLOR

Com um histórico recente de casos de violência, os moradores do conjunto Fernando Collor, em Nossa Senhora do Socorro, partiram em ‘Caminhada pela Paz’ no final da tarde deste sábado, 29. O movimento organizado pelo grupo filantrópico Aliança Solidária, formado por jovens de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, convocou toda comunidade para trajar branco e protestar pelas ruas do conjunto, incluindo locais que foram cenários de violência nos últimos dias. A I Passeata pela Paz reuniu crianças, idosos e adultos.

6

ASSUSTADA

A coordenadora do grupo lembra dos casos recentes que assustaram a comunidade e pede atenção das forças de segurança para a crescente onda de violência. “A semana começou com a morte de um rapaz vítima de um roubo e termina com duas crianças feridas após um tiroteio aqui no conjunto. São casos que se repetem todos os dias e a gente precisa se mobilizar. É uma caminhada para alertar a sociedade e cobrar da Secretaria de Segurança Pública”, enfatiza Jéssica Menezes.

7

MÁQUINA QUEBRADA

A máquina de radioterapia do Hospital de Cirurgia quebrou mais uma vez e paralisou o tratamento de 50 pacientes oncológicos. Segundo o Grupo Mulheres de Peito, o problema começou no último dia 21. “O hospital diz que o técnico chega terça-feira para consertar a máquina. Mas é o que a gente sempre diz: o câncer não espera. Um dia já é muito prejudicial, imagine esperar nove dias!”, lamenta Sheila Galba, representante do Grupo. Através de nota, o Cirurgia confirmou o caso. Até a terça-feira, 1º de agosto, serão 12 dias com a máquina quebrada.

8

VELHA

Ainda de acordo com Sheila Galba, a máquina tem mais de 37 anos de uso e não existe peça em Aracaju para resolver o problema. O temor dos pacientes, segundo ela, é que tenha que mandar fazer o material ou trazer de outro Estado – o que demoraria e atrasaria ainda mais o tratamento radioterápico. Galba também acrescentou que no dia 14 deste mês, a máquina também quebrou, mas o problema foi logo resolvido.

9

LICITAÇÃO

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) recebeu notificação do Tribunal de Contas do Estado (TCESE) que estabelece prazo, até às 11h de hoje, segunda-feira, 31, para que seja encaminhada as devidas justificativas quanto à denúncia protocolada pela Torre Empreendimentos, questionando itens do Edital da licitação da limpeza pública. Além disso, a decisão determina que os recebimentos dos envelopes com as referidas propostas das empresas especializadas ocorressem às 17h. Em razão dessa determinação, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) estará publicando uma Errata informando o novo horário para a entrega das propostas.

 

10

EXPLICAÇÕES

Vale ressaltar também que as empresas que solicitaram explicações junto a Comissão Permanente de Licitação da Emsurb, a respeito deste processo, tiveram todos os seus questionamentos esclarecidos. É importante destacar ainda que a empresa Torre Empreendimento, além de impugnar o edital protocolando denúncia no TCE, foi a única a proceder de tal forma. A Emsurb ressalta, porém, que a peça impugnatória foi devidamente respondida pela Comissão de Licitação.

11

TRANSPARENTE

A Emsurb deu grande publicidade e transparência a todo o processo de licitação. No dia 28 de junho, um jornal de grande circulação nacional do Rio de Janeiro, e outro local publicaram o edital, tanto no meio impresso como on-line. Segundo informações da Comissão Permanente de Licitação da Emsurb, mais de 40 empresas acessaram o edital, sendo mais de 15 delas de outros estados.

12

EXPLICANDO

“Temos consciência que a limpeza da cidade é um ponto determinante na reconstrução da qualidade de vida em Aracaju. Por isso, quando o edital foi lançado, fiz questão de ir até os órgãos de controle externo, Ministério Público e Tribunal de Contas, para protocolar a entrega de todo o material. Essa é uma solicitação do prefeito para dar maior transparência a todo processo”, enfatizou Luiz Roberto, presidente da Emsurb. O presidente acrescentou ainda que, até quatro empresas poderão vencer a licitação, uma em cada lote, para garantir a competitividade. “Quanto mais você abre espaço para ampliar a concorrência e a competitividade, melhor é o processo licitatório”.