Direito & Cidadania

Crianças estão ficando sem alimentos em Casa Maternal e apelam para os sentimentos humanitários de todos nós


Instituição que assiste 110 crianças precisa de ajuda
A Casa Maternal Amélia Leite fica no Bairro Suíssa, em Aracaju
15/05/2017  15:29
Casa Maternal Amélia Leite funciona como Pré-escola (Fotos: Portal Infonet)

Cozinha onde são preparadas as refeições das crianças

Decoração da sala de leitura foi uma doação de estudantes universitários

Está faltando leite e materiais de higiene pessoal e de limpeza na Casa Maternal Amélia Leite, localizada no Bairro Suíssa, em Aracaju. A instituição, que funciona como pré-escola por tempo integral e presta assistência a 110 crianças de três a cinco anos de idade, completou 70 anos de fundação em março deste ano e sobrevive de doações.

A situação da Casa Maternal Amélia Leite chegou a ser tema do pronunciamento da vereadora Kitty Lima feito na plenária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na semana passada. “Fui convidada para fazer uma visita a instituição e chegando lá fiquei sabendo que está faltando merenda escolar para as crianças. É uma situação preocupante porque muitas dessas crianças não tem o que comer em casa”, disse a parlamentar.

Segundo a assistente social Eleuza Barreto, a instituição conseguiu fazer um estoque de alimentos graças a três grandes doações de pessoas físicas e jurídicas feitas em abril e neste mês. “Recebemos a doação de mais de cem quilos de alimentos. Mas, estamos preocupados porque já está faltando leite”, afirma.

As crianças chegam à Casa Maternal às 7h e ficam até as 17 horas. Nesse intervalo de tempo elas tomam o café da manhã, depois vão para a sala de aula. Em seguida acontece o recreio, depois a hora do banho e o almoço. Às 13h30 retornam para a sala de aula e às 15 horas elas seguem para o lanche da tarde. “Que é um lanche bem reforçado, como se fosse uma janta”, explica a assistente social.

A instituição arca, ainda, com o pagamento dos salários de 17 funcionários. São eles: sete professores, uma secretária, uma coordenadora pedagógica, dois chefes de cozinha, uma assistente social e cinco agentes de serviços gerais. Doações para a Casa Maternal podem ser feitas através de depósitos na conta Agência 048, opção 03, conta número 100752-4 (Banese). E informações pelo telefone: (79) 3214-4849.