Tecnologia

Com foco em empreendedorismo, Campus Party 2014 tem sua versão mais madura


  • Organização do evento esperava 8.000 campuseiros para acampar em cerca de 5.000 barracas no Anhembi Organização do evento esperava 8.000 campuseiros para acampar em cerca de 5.000 barracas no Anhembi

A Campus Party 2014 chega ao fim neste domingo (2), encerrando a versão mais madura do evento realizado em São Paulo há sete anos. Além do foco em empreendedorismo – e muitos participantes interessados em fazer seus projetos virarem negócios -, a edição paulistana do acampamento correu sem muitos dos contratempos registrados nos anos anteriores (com exceção de um breve apagão na noite de terça-feira, 28).

 

Rolezeiros ‘invadem’ acampamento nerd em São Paulo

A organização esperava que 8.000 pessoas acampassem nas barracas e 160 mil visitassem a área gratuita – o balanço ainda não foi divulgado. Neste ano, a conexão oferecida no Parque Anhembi chegou a 40 Gbps (gigabits por segundo), suficiente na teoria para conectar simultaneamente 20 mil pessoas a 2 Mbps (megabits por segundo).

O amadurecimento do evento e de seus participantes se apresentou já na agenda de programação. Nela, a tecnologia dividiu espaço com palestras para ensinar como colocar projetos em prática, entender os clientes, definir e alcançar objetivos, ganhar dinheiro na internet, identificar oportunidades, escolher um investidor anjo e até enriquecer. O público do evento também parecia estar nessa sintonia, levando até a Campus Party seus projetos em busca de oportunidades.

 

Ampliar

Campus Party: kit de sobrevivência inclui pó de guaraná, ventilador e pelúcia23 fotos

5 / 23

A vendedora Maria Vitória, 19, veio de Curvelo (a 170 km de Belo Horizonte) para a Campus Party. Para aguentar os dias de acampamento trouxe comida, suco e até seu urso de pelúcia Junior Lago/UOL

principal palestrante neste ano foi Bruce Dickinson, 55. Além de vocalista da banda Iron Maiden, ele é piloto de avião comercial e fundador de duas empresas britânicas no ramo de aviação. Uma das lições que ele deixou foi: “Você precisa fazer algo diferente dos outros. Eu vi que as companhias aéreas precisavam de um serviço e resolvi oferecê-lo”.

Não faltaram palestras com temas caros aos fãs de tecnologia, como a questão dos grampos na internet. Teve também as já tradicionaisexibição de computadores customizados(casemods), quebra de recorde em overclocking (levar componentes do PC ao extremo) e venda paralela de comida.

Entre os personagens mais inusitados deste ano estavam um garoto de apenas 11 anos, que passou a semana acampado, e umcampuseiro fã de novela, que acompanhou a última semana de “Amor à Vida” pela internet. O UOL Tecnologia contribuiu nesse aspecto,levando Vinicius Andrade, 17, e Yasmin Oliveira, 15, ao encontro no Anhembi – ambos são representantes do movimento do rolezinho.

Leia mais em: http://zip.net/bnmgV5


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *