Comportamento

Cemca realiza encontro mensal com o grupo “Cheinhos de Alegria”


Na manhã desta terça-feira, 26, o auditório do Centro de Especialidades Médicas (Cemar) – Siqueira Campos foi o local escolhido para o encontro mensal do grupo “Cheinhos de Alegria”. Trata-se de um programa da Prefeitura de Aracaju, desenvolvido pelo Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca), que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Através de uma equipe multidisciplinar, formada por endocrinologista, psicóloga, psicopedagoga, enfermeira e assistente social, aproximadamente 60 crianças e adolescentes acima do peso recebem orientações de como enfrentar e combater a obesidade.
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar

 

Hoje a discussão foi em torno do tema “Motivos para não aderir à dieta”. Os participantes foram divididos em dois grupos: de um lado as crianças davam suas opiniões e do outro, os pais. Ao final, toda a turma se juntou para debater com os especialistas sobre os pontos levantados pelos dois grupos.

Morador do Bugio, Ruan dos Santos, de 14 anos, frequenta as reuniões há dois anos e comemora os resultados. “Esses encontros servem de incentivo pra mim. Eu já emagreci muitos quilos e vou continuar vindo todos os meses para tentar perder mais peso e também aprender a como me alimentar melhor”.

Kamily Vitória Silva, 13 anos, também está decidida a perder peso e voltou a participar dos encontros este mês. “No ano passado eu comecei o acompanhamento e perdi cerca de 5 quilos, mas depois relaxei e engordei de novo. Agora estou voltando para o grupo, já retomei a dieta e também entrei na academia. Aqui no grupo me sinto amparada pela equipe que é muito atenciosa”.

Durante o encontro, a psicopedagoga Aparecida Carvalho ressaltou a importância da participação da família nesse processo. “Nosso objetivo é fazer com que essas crianças e adolescentes emagreçam de forma saudável e para isso é fundamental o apoio dos pais, irmãos e dos parentes próximos. Todos precisam estar engajados porque só assim essas crianças vão conseguir manter uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”.

O endocrinologista Carlos Alberto Menezes, complementou as informações da psicopedagoga. “O grupo “Cheinhos de Alegria” também tem a missão de conscientizar essas crianças e adolescentes  sobre os problemas provocados pela obesidade. Apesar da pouca idade, muitos aqui já apresentam pressão alta, colesterol aumentado e diabetes. É preciso que eles tenham consciência dos riscos que essas comorbidades representam à saúde”. E finalizou explicando que o grupo está sempre aberto a novos participantes. “Quem tiver interesse basta procurar a Unidade de Saúde da Família mais perto de sua residência. A USF vai fazer o encaminhamento desse usuário ao Cemca e depois de passar por algumas consultas ele será inserido ao grupo”.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *