Cidade

Catatreco da Emsurb ajuda a limpar a cidade


A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), retomou, no início desta semana, as atividades do Programa Cata Treco nos bairros da capital. O objetivo é recolher materiais que não têm mais serventia, ocupam espaço, acumulam sujeira nos quintais dos cidadãos, e que, muitas vezes, são descartados irregularmente nas ruas, avenidas e terrenos baldios da cidade.

Atualmente, a operacionalização do programa funciona com dois veículos de coleta. Um caminhão com carroceria que armazena o material reciclável, encaminhado posteriormente à Cooperativa de Reciclagem do Bairro Santa Maria (Coores); e outro compactador para o resíduo que será destinado ao aterro sanitário. A maior parte do que é recolhido é composto por móveis, pedaços de madeira, objetos e eletrodomésticos grandes.

 “Nossa intenção é de não apenas manter a cidade cada vez mais limpa, mas também de promover bem-estar aos cidadãos, que muitas vezes não têm como descartar grandes objetos que ocupam espaço desnecessário em suas casas. A ação complementa os serviços de limpeza que executamos em todos os bairros de Aracaju”, enfatizou o coordenador de Resíduos Sólidos da Emsurb, Fábio Almeida.

Na manhã desta quinta-feira, 3, as equipes coletaram objetos dos moradores no bairro Pereira Lobo e conjunto Paulo Barreto. A aposentada Virgínia Silva comemorou a retomada do programa que, segundo ela, contribui para a limpeza da capital. “Devemos ter consciência ao descartar objetos grandes que não usamos mais e não ficar jogando nas esquinas. A Prefeitura está de parabéns. Medidas como essa contribuem ainda mais para a beleza da nossa cidade”, enfatizou.

A dona de casa Francileide Santos acompanhou de perto o trabalho dos agentes de limpeza, enquanto coletavam móveis em sua residência. “É uma boa iniciativa, porque sempre temos objetos para descartar. Agora meus móveis velhos puderam ser jogados fora sem nenhum custo para mim”.

As próximas localidades a receber o programa Cata Treco são os bairros Lamarão e Soledade.